10 fatores que contribuem para a criatividade

  1. Trein MKT Digital 2012-04-14 Sab. 04
  2. Trein MKT Digital 2012-04-14 Sab. 04_1000x750

01 – Use a cor azul ou vermelha

Um estudo de 2009 contatou que as pessoas envolvidas resolveram o dobro dos enigmas propostos, quando cercadas pela cor azul, já que ela conduz a pensamentos mais relaxados e associativos.

Já o vermelho torna as pessoas mais alertas, então é um fundo melhor para resolver problemas analíticos.

 

02 – Fique em semidôrmencia

Segundo estudo publicado em fevereiro de 2012, é quando a pessoa está nas suas horas menos alertas do dia – tipo um notívago, logo cedinho – que ela se dá melhor em problemas criativos, algumas vezes em até 50%.

 

03 – Pense como criança

Quando solicitados a pensar em sí mesmos como crianças de 7 anos, participantes de um estudo foram bem melhor em testes de pensamento divergente, tais como tentar inventar usos alternativos para um pneu velho.

 

04 – Imagine-se muito longe

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que as pessoas resolviam melhor charadas quando lhes era dito que as charadas vieram de algum lugar distante, como a Grécia, e não de um laboratório local.

 

05 – De gargalhadas

Quando expostas a um filme de humor, as pessoas solucionam 20% mais charadas.

 

06 – Sonhe acordado

Pesquisa conduzida por Jonathan Schooler, da Universidade da California, constatou que as pessoas que sonham acordadas têm melhor desempenho em vários testes de criatividade.

 

07 – Mude-se para cidade grande

Físicos do Instituto Santa Fé, nos Estados Unidos, constataram que mudar-se de uma pequena cidade para uma duas vezes maior, leva inventores a produzir, em média, 15% mais patentes.

 

08 – Pense “fora do quadrado”

“Think outside the box”, literalmente “pense fora da caixa”, é uma expressão comum em inglês para instruir alguém a ter idéias diferentes do padrão. Um novo estudo nos Estados Unidos, voluntários se deram melhor em testes de criatividade quando sentados do lado de fora de um cubículo de trabalho, talvez porque tenham internalizado a lição do ditado. Moral da história: seu cubículo está inibindo sua criatividade.

 

09 – Conheça o mundo

Segundo pesquisa liderada por Adan Galinski, estudantes que moraram no exterior tinham melhores chances de resolver uma charada clássica. Sua experiência com outras culturas lhes dotou com uma mente mais aberta. Esse efeito também se aplica à profissionais: diretores de casas de moda que moraram em vários países produzem roupas que seus colegas consideram bem mais criativas.

 

10 – Generalize

Uma maneira de aumentar a capacidade de resover problemas é mudar os verbos que descrevem o problema. Quando os verbos são extremamente específicos, as pessoas pensam em termos restritos. Ao contrário, o uso de verbos mais genéricos – digamos “comprar” em vez de “investir” – pode levar a um grande aumento no número de problemas resolvidos.

 

Copydesk de matéria original de Jonah Lehrer, publicada no The Wall Street Journal em 22/03/2012

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *