Sobrevivendo à Crise – I

A difícil arte de manter-se motivado.

  1. Balsa da Medusa - Theodore Gericault - MENOR

Quando as contas começam a se avolumar e o faturamento não para de cair, as primeiras coisas que veem à cabeça são:
1) A crise está séria e afetando todos meus clientes.
2) Preciso prospectar mais, buscar novos clientes para reequilibrar a receita.
3) Preciso repensar meus produtos/serviços e preparar novas opções, mais baratas.
À medida que os meses passam e o faturamento continua em queda, nos assaltam pensamentos agourentos, falta de expectativas, perplexidade diante do mercado retraído, dúvida sobre quanto tempo durará essa fase. Como no famoso quadro “A Balsa da Medusa”, de Theodore Gericault, Século XIX, a esperança mantém vivos os náufragos da crise, fornecendo a energia necessária para continuar remando em meio ao mar revolto.
É preciso fortes doses de estímulo para suportar a imensidão de sinais negativos. Você visita um cliente antigo e ouve sobre queda de vendas. Lê jornais e fica sabendo das empresas que fecharam, fundiram-se com mais uma ou duas, pararam a produção de 8 ou 10 itens, etc.
Vai a uma reunião familiar e ouve que o cunhado, primo, parente de não sei quem foi demitido. Vai à reunião de condomínio do seu prédio e percebe que têm menos participantes porque dois ou três inadimplentes ficam impedidos ou simplesmente não aparecem, de vergonha. Torna-se um tormento aprovar a verba para o ano seguinte porque ninguém quer saber de aumento, mesmo sabendo que é impossível não corrigir os valores.
No final do dia as elucubrações tenebrosas são inevitáveis. Se você não tem uma pessoa da família ou amigo que converse, incentive, aposte na mudança em breve, talvez não consiga, sozinho superar mais um dia de batalha.
Isso significa que em épocas de crise precisamos tratar de nos cercar de pessoas positivas, otimistas, que nos ajudem a pensar.
No próximo texto vamos conversar um pouco sobre a importância dessas pessoas e de novas ideias.

Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *