Dicas&Toques 101 – Se a Empresa é do Empresário, o Dinheiro dela também é?

D&T70
Procedimento comum e corriqueiro em milhares de pequenas empresas.
A receita produzida vai para o bolso do empresário que faz dela o que bem entende.

Procedimento comum, mas nem por isso aceitável. Tratar o resultado da empresa como propriedade pessoal é uma forma de desrespeito para com a pessoa jurídica.
Carro de luxo e folha de pagamento atrasada, negócios extra empresa e fornecedores sem receber, festas para centenas de convidados e contas da empresa no “pendura”. Evidentemente isso beira a desonestidade. Uma empresa só conseguirá crescer de modo seguro e sustentável se for tratada com respeito pelos seus criadores. E o primeiro pressuposto é a clara separação entre o que é da empresa e o que é do empresário. Pode parecer incrível, mas não é a mesma coisa! Joel Fernandes, em seu livro “Eu Quero Ser Empresário Rico” (à venda na loja virtual da Livraria Saraiva) aborda com profundidade este delicado tema.

O empresário precisa colocar-se na condição de empregado de sua empresa. Ele será o Presidente, mas com pró-labore realista e claramente definido. Presidente é o empregado mais categorizado de qualquer organização, certo? Sim, mas em EMPREGADO.
Não pode tirar nem um centavo a mais do que o pró-labore que a empresa pode pagar por um motivo simples: o dinheiro não é dele e sim da empresa.

Quem não tem lucidez e seriedade para encarar essa condição não está preparado para ser empresário.
Será, no máximo, dono de um negócio limitado, criado apenas para sustentar seus próprios caprichos e projetos pessoais.
Porém, se houver o cuidado de tratar a empresa como uma pessoa jurídica com vida própria e necessidade de futuro, aí sim a possiblidade de que ela cresça e transcenda seus criadores é grande.

Será que Bill Gates, Jorge Gerdau e outros empresários bem sucedidos embolsavam o faturamento de suas empresas? Certamente não. Senão jamais chegariam onde chegaram.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *