Dicas&Toques 111 – A Sua Festa de Confraternização.

  1. DT111

D&T70

Neste D&T de hoje faço uma pausa na nossa atual série de “Causus” de Consultor para falar de um assunto que, se não for abordado agora, ficará ultrapassado: festas de final de ano e confraternizações.

Recentemente um cliente nosso nos informou que por problemas ocorridos em outros anos, resolveu não mais fazer festa alguma.
Nosso conselho: Não faça isso.
Problemas ocorrem em qualquer tipo de evento. O caminho é identificar as causas e corrigi-las, mas não cancelar a festividade.
O clima geral em todas as empresas será de comemoração. Seus colegas estarão em contato com pessoas de outras empresas que comentam sobre um possível churrasco, uma festa num sítio ou outras formas de congraçamento e na sua empresa só haverá o “até logo”?

Se houve alguém de sua equipe bebendo demais no ano passado, não inclua bebidas destiladas. Ofereça só cerveja e refrigerantes. Ou ainda, faça uma confraternização as 9 horas, com um café da manhã especial, cheio de bolos, sucos, salgadinhos e, claro, sem bebida.

Se o problema foi com fornecedores ou o local em que você fez o evento anterior, desde já estude alternativas. Visite alguns lugares e peça referência de outras empresas atendidas.

Se aconteceu de dois colegas se estranharem por algum motivo e criarem um clima tenso, inclua na sua festa uma breve palestra inicial sobre a importância do espírito de equipe. Consulte o Sebrae mais perto de você. Isso pode custar muito menos do que você imagina e transformar sua confraternização em um evento inesquecível.

Se sua equipe tem só duas pessoas ou se tem duzentas não importa. Não perca a chance de criar um momento de convívio descontraído, amistoso, agradável.
Se puder, evite discursos ou momentos formais demais. A vantagem de chamar palestrantes externos é que geralmente eles acrescentam uma pitada de humor e reflexão sem formalismos.

Mas não deixe de reunir sua equipe e festejar o encerramento de 2014 e as perspectivas e esperanças para 2015. Afinal, você só tem uma chance por ano.
Prepare-se bem e tenha uma EXCELENTE FESTA.

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *