Dicas&Toques 112 – “Causus” de Consultor VIII – O Cadeirante Misterioso.

D&T70

Este episódio ocorreu recentemente em uma das entidades de apoio empresarial a que prestamos serviços. Os nomes de pessoas e empresas aqui mencionados são fictícios, mas a ocorrência é real.

O senhor Xisto Paulo, presidente da XPTO Telecomunicação já tinha tido uma reunião com o Ernesto, gestor de projetos da entidade, em que combinaram que para a próxima reunião, Xisto traria seu gerente de RH e o Ernesto estaria com o especialista em elaboração de treinamentos customizados.
Xisto e Ernesto, portanto, já se conheciam, mas nenhum dos dois conhecia o profissional que o outro traria para a reunião.

Semana seguinte, dia da reunião, Ernesto é avisado que já há uma pessoa na recepção que veio para a reunião.
“Deve ser o gerente de RH da XPTO que chegou mais cedo” concluiu ele.
Na recepção constatou que a pessoa era cadeirante e pensou – bem que o Xisto poderia ter-me avisado que o gerente dele é portador de necessidades especiais. – Imediatamente requisitou uma sala no próprio andar térreo, evitando assim maiores deslocamentos pelo prédio, e levou o visitante para lá.
Logo após chegou o colega do Ernesto, especialista em treinamentos e ambos já começaram a comentar o que estavam preparando para a XPTO e pedindo opinião.

Em poucos minutos chegou também o Xisto, acompanhado de mais uma pessoa e prosseguiram a reunião.
Tanto Ernesto quanto seu colega, dirigiam-se ao Xisto e ao “novato”, porém centrando sua atenção no cadeirante que ouvia atentamente e dava interessantes opiniões.

Porém, quando abordaram a questão orçamentária o cadeirante pareceu ficar um pouco confuso e declarou:
– Eu acho que deve estar havendo alguma confusão aqui. Eu vim para um processo de seleção e achei que isto era uma dinâmica de grupo, mas agora vejo que é uma reunião. Eu estou na sala errada.
Alguns segundos de silêncio e entreolhares atrapalhados.
Meu gerente de RH é este que veio comigo, informou o Xisto.
O especialista de treinamento de nossa entidade é este colega à minha direita, alertou Ernesto.
Explodiram todos numa incontida gargalhada e o candidato cadeirante foi levado para o setor adequado, ainda a riso solto.

Portanto, quando for à recepção de sua empresa buscar alguém para uma reunião, assegure-se que é a pessoa certa para a reunião certa.

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *