Dicas&Toques 119 – Acabou o Carnaval. E agora?

D&T70

Não adianta eu achar uma enorme bobagem essa história de que o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval.

Para meu desgosto, encontro com frequência pessoas que dizem isso. Entre elas, empresários e executivos, o que me deixa mais surpreso ainda.
Desde os primeiros dias do ano todos nós temos contas para pagar e, portanto, temos que trabalhar normalmente, produzir, vender, visitar clientes, negociar, agendar reuniões, comprar, decidir… ah…
Aqui a coisa pega, né??!!!
Especialmente quando dependemos de decisões de alguém dentro das empresas clientes e vem a fatídica frase:
– Isso só vamos decidir depois do Carnaval.

Posso estar sendo pessimista ao classificar essa frase, mas o que mais me incomoda é que ela seja aceita como uma espécie de Marco Irremovível contra o qual ninguém pode.

O efeito disso é que um monte de gente relaxa e deixa pra trabalhar mesmo, forte, com afinco, só depois do Carnaval. A frase, aceita passivamente, acaba funcionando como um salvo-conduto para a preguiça, a pasmaceira e passa-se a empurrar com a barriga tudo o que se tenha pra fazer.

Ou seja, quem mais gosta dessa frase em geral é quem mais “reclama” dela.
– Xiiii, o cliente disse que só depois do Carnaval, fazer o que, né????

A verdade é que o Carnaval é apenas uma referência como Dia das Mães, Festas Juninas, Dia dos Namorados ou Natal. E ninguém fica sem trabalhar e tomar decisões nos dias que antecedem essas datas, não é?

Mas muitos compradores e decisores nos informam que tomarão uma decisão na semana que vem, no mês que vem, etc. Então, se pararmos de emprestar ao Carnaval esse significado “mágico” que alguns querem que ele tenha, quem sabe nosso tempo será mais bem aproveitado.

Este ano o Carnaval acabou e com ele a última desculpa. Vamos arregaçar as mangas e ir à luta. Quem sabe, ano que vem, nossa produtividade começa mais cedo. E aí, quando chegar o Carnaval já teremos mais motivos pra comemorar, não é?

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *