Dicas&Toques 125 – Páscoa é Renovação! Na Empresa também.

D&T70

Muito chocolate e, de preferência, um novo olhar sobre o que já conhecemos.

A Páscoa para os católicos ou Pessach para os judeus têm por finalidade marcar a libertação do povo judaico de sua escravidão no Egito. É a celebração de um novo marco, uma “passagem” de uma vida de sacrifícios e submissão para uma nova vida.
Embora o coelho não bote ovos, em nossa cultura esses são dois importantes símbolos: de fecundidade – o coelho – e de nova vida – o ovo – que juntos são fartamente usados pelo comércio nesta época.
E o que isso tudo tem que ver com o universo empresarial que é nosso foco nestas conversas?Não interessa se você tem alguma religião ou não, mas porque não aproveitar este momento de renovação para pensar um pouco sobre a SUA escravidão?
Você é escravo de metas, clientes, dívidas, tarefas? E sua equipe? Também está com grilhões e correntes nos pés, amarrada a rotinas pouco produtivas, atividades estúpidas e que não dão resultado algum?
Sua missão nesta Páscoa então é libertar-se da visão viciada e embrutecida do dia-a-dia e tentar olhar seu trabalho e seus colegas como se fosse a primeira vez.
As crenças comodistas de que “nada muda neste meu ramo” ou “aqui na empresa sempre foi assim” terão que dar lugar a uma firme disposição de mudança.
Mude sua mesa de lugar, chame colegas para uma conversa informal sobre qualquer assunto que não tenha relação com o trabalho, descubra visões, opiniões e habilidades que talvez você nunca tenha imaginado que eles tinham.
Olhe para si mesmo, diante do espelho, sério, e veja as marcas do tempo no seu rosto, não como um sinal de velhice, mas como símbolo de uma fase mais inteira, mais madura, mais completa. Respire fundo e faça a sua Páscoa interior. Renove-se.
Não permita que pensamentos e hábitos depressivos ou crenças torpes turvem sua decisão de fazer e ver diferente.
Talvez não funcione como um passe de mágica, mas se você estiver aberto a novas coisas, provavelmente elas ocorrerão.
E aí coma seu ovo de chocolate sem culpa e sem balança. Ao menos uma vez ao ano cumprimente-se por ter decidido renovar-se para continuar cada vez melhor.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *