Dicas&Toques 130 – Tempo de crise pode ser de Oportunidade. Mas precisa ir buscar.

D&T70

Vários segmentos de mercado estão se queixando de vendas baixas e sumiço de clientes. Será que os clientes somem mesmo?

Em 2014 o PIB (produto interno bruto, soma de todas as riquezas produzidas no país) cresceu ridículos 0,01%, ou seja, ficou estagnado. Parado.

Para uma economia do tamanho da nossa isso significou pessoas e empresas com menos dinheiro para gastar, comprar ou investir.

Com menos negócios a maioria dos ramos de atividade teve seu faturamento diminuído. Aliás, se na sua empresa o faturamento “só” ficou igual, pode comemorar. Se cresceu, você está entre as exceções.

A boa notícia é que a economia é cíclica e se agora estamos num momento de baixa atividade, certamente a próxima fase será de alta atividade.

A notícia não tão boa é que ainda não sabemos quanto tempo vai durar a atual fase de baixa. Então só temos uma saída.
Aumentar no número de contatos, visitas e ações de divulgação.

Pois é, ao contrário do que muitas empresas fazem, cortando investimentos em divulgação, propaganda, anúncios, etc. o correto é manter e, se possível, aumentar.

Quando todos estão voltando-se para dentro de seus próprios negócios, gastando mais tempo em avaliar custos, despesas e pessoal, sairá na frente quem resolver gastar seu tempo indo a campo, fazendo-se notar e estando presente onde interessa.
Como diz o Milton Nascimento em sua música “Nos Bailes da Vida”:

Todo artista tem que ir aonde o povo está

O empresário tem que ir onde estão seus clientes, porque clientes não somem. Apenas compram menos. Bem menos, é verdade, mas compram de alguém, certo? Esse alguém será aquele que estiver mais perto deles quando precisarem.

Tomara que seja você. É isso.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *