Dicas&Toques 131 – A Galinha do Vizinho é mais gorda ou é só obesa mesmo?

D&T70

O que não é nosso é sempre mais desejável por parecer mais perfeito que o nosso. Mas pode ser só aparência.

Semana passada um empresário de indústria me dizia:

“Bom mesmo é o segmento de alimentação. Esses caras ganham dinheiro sempre. Veja os bares e lanchonetes, sempre cheios. Não tem crise”.

Na noite seguinte o proprietário de um bar que frequento por conta dos seus ótimos petiscos me contava:

“Pois é André, o movimento caiu nos últimos meses. Tinha já que ter aumentado quase tudo no cardápio, mas se aumentar vou perder mais clientes, então o jeito é segurar. Ganho menos mas ainda fico aberto. Quem ganha dinheiro mesmo é corretor de imóveis. Não empatam capital em nada. Só intermediação. Aqui mesmo tem uns três ou quatro que vem sempre. Gastam bem”.

Hoje visitei um grande amigo, dono de um escritório de corretagem de imóveis de alto padrão. Ele comentou também que o ramo de imóveis sofreu um desaquecimento desde 2014. Em comparação com 2013, o ano passado e este apresentam resultados medíocres.

Mas este empresário não achou qualquer outro ramo mais atrativo nem se referiu a outros empresários que ganhassem mais dinheiro que ele. Qual a diferença? Será que ele ganha mais dinheiro que os outros ou se trata de uma pessoa mais envolvida com o que faz?

A pergunta é:

Eu SOU profissional deste ramo ou eu ESTOU profissional neste ramo?

Outras atividades podem nos parecer mais atrativas especialmente quando, na nossa, estamos numa sinuca. Quando o momento não é favorável e não encontramos saída para voltar a ganhar dinheiro com o que fazemos.

Entretanto para nós, consultores que vivemos simultaneamente em vários negócios a aparência mais rechonchuda de uma atividade não nos engana, pois sabemos que pode ser simples inchaço. Todo ramo tem empresas ganhando e empresas fechando. Claro que em tempos de baixa atividade econômica sobressai quem está mais preparado.

Não sei se o seu negócio é criar galinhas, patos, marrecos ou qualquer outro bicho. Mas aceite minha sugestão. Antes de achar a galinha do vizinho mais gorda, veja se você esta dando a ração certa para a sua.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *