Dicas&Toques 133 – Parece que estamos todos mais ansiosos e com menos tempo.

D&T70

Num diagnóstico de Administração de Tempo que aplicamos às equipes de nossos clientes a ansiedade tem sido um fator crescente de ineficiência.

Trata-se de um teste relativamente conhecido em que um dos resultados é apontar o estilo de gestão de tempo, com quatro alternativas: Bombeiro, Fora de Foco, Indeciso e Centralizador.

Só pelo nome nem é preciso dizer que o estilo Bombeiro é o que apresenta mais alto nível de ansiedade.

Há alguns anos, ao aplicar o diagnóstico observávamos que as equipes ficavam relativamente equilibradas entre os quatro estilos. Um pouco mais acentuado em um, menos em outro, mas sem grandes marcas em um único estilo.

No entanto, de uns tempos para cá temos notado que as pessoas estão “apagando incêndios” com mais frequência, nas empresas. Não dá pra afirmar que seja decorrência exclusiva de fatores externos, como crise, queda nas vendas, pressão de concorrência, etc.

Mas é sintomático que um número crescente de profissionais esteja se comportando de modo mais afoito e esbaforido e com mais dispêndio de tempo nos afazeres cotidianos.

Por outro lado o Rivotril tem ficado mais famoso e virado até nome de comunidades nas mídias sociais. Sinal dos tempos? Não sei. Mas vale a pena questionar-nos se estamos tendo qualidade de vida. E o trabalho tem papel fundamental nisso. Encontrar prazer no trabalho é um dos mais fortes indicadores de qualidade de vida.

É claro que todo projeto produz tensão e ansiedade que, em níveis aceitáveis, é positiva e ajuda a impulsionar a realização das atividades. Porém, quando começa a afetar a qualidade de sono, alimentação e concentração, pode ser um sinal de que não estamos fazendo do jeito mais adequado. E nem sempre as causas estão do lado de fora.

Se isso está acontecendo com você também, considere seriamente a possiblidade de fazer terapia que, ao contrário do que muitos dizem, não é só para loucos. Liberte-se de preconceitos tolos e pense que um terapeuta é um “consultor pessoal” que pode ajuda-lo a entender melhor seu momento de vida.

Lembre-se de que trabalhamos para viver, não o contrário.

Planeje seu final de semana. 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *