Dicas&Toques 137 – Profissionais de Vendas e as Mídias Sociais

D&T70

Se fazemos amizades, conversamos com pessoas que não vemos pessoalmente há tempos, informamos amigos e parentes de novidades e até anunciamos coisas de que queremos nos desfazer, nas mídias sociais, é de se esperar que nos pluguemos a clientes também, não é?

Entretanto uma surpreendente quantidade de profissionais de vendas e marketing (sim, profissionais de marketing), ainda ignoram esses meios de comunicação.

Há poucos meses, almoçando com um amigo e colega da área, fiquei pasmo quando ele me disse que não tinha nem LinkedIn, nem Facebook e não achava coisas úteis.

A amizade de muitos anos me permitiu brincar com ele, perguntando se ainda estava usando o fax e se já tinha deixado de usar o telégrafo.

O fato é que não se trata mais de modismo ou “coisa de adolescente”. Não estar nas mídias sociais pode ser uma opção para qualquer pessoa, menos para profissionais das áreas de comunicação e vendas. Para estes é quase uma obrigação.

Não tê-las é mais ou menos como um médico achar bobagem o estetoscópio ou um policial preferir portar na cinta um estilingue.

As mídias sociais nos conectam as pessoas que nos interessam. Seja no âmbito pessoal, afetivo, social ou profissional.

Através delas a comunicação é mais rápida e eficaz. O próprio e-mail já não tem a glória que teve no passado, desbancado que está sendo pelo chat do Facebook e pelo Whatsapp.

Mandar um cartão postal de uma cidade para a qual alguém tenha viajado está sendo substituído por um checking no Foursquare ou no Swarm e o envio de uma foto pelo Instagram.

Postar um currículo no correio vai ficando no passado. O Linkedin cumpre essa função com vantagens.

Por conta disso, fico me perguntando como é que ainda tantos profissionais de vendas não usam o que a tecnologia lhes põe à disposição para conhecer um pouco melhor seus clientes.

Falta de conhecimento dos recursos de cada mídia?

Crença de que tais aplicativos são mesmo só pra brincar ou bater papo?

Então porque será que grandes multinacionais estão presentes em todas elas? Será pra brincar também? Não acredito.
Se você trabalha em vendas e nunca vê sua conta do Linkedin ou usa o Facebook só pra criticar a política ou contar piadas, vale a pena rever seu conceito de mídia social.

Prepare o seu final de semana porque o meu vai ser ótimo. Ontem fui reencontrado por um antigo cliente através de uma mídia social. Segunda feira tenho uma reunião com ele.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *