Dicas&Toques 146 – Do Recrutamento à Ambientação – Passo I

D&T70

Nesta série vamos tomar por base um cargo de vendas, mas o processo como um todo é aplicável a qualquer cargo ou função da empresa, especialmente às pequenas. Antes de buscar candidatos precisamos definir o que queremos deles. Isso se faz com uma DESCRIÇÃO DE CARGO.

Contratar uma pessoa para fazer o que? Neste exemplo vamos supor que seja um vendedor funcionário, com algumas rotinas internas e outras externas, em visita a clientes.

Dizer, primeiro a nós mesmos, e depois ao vendedor qual é o conjunto de suas tarefas e atribuições específicas é o único caminho para que ambas as partes, empresa e funcionário, saibam o que deve ser feito.

Uma DESCRIÇÃO DE CARGO tem os seguintes componentes básicos:

1. CARGO: Vendedor
O título do cargo é mais importante do que parece. Inventar nomes complicados ou pomposos só serve para complicar as coisas. Vendedor é vendedor. (Ver sobre no D&T 139).

2. OBJETIVO DO CARGO: Conquistar e manter clientes em seu território ou setor de vendas.
Note que o objetivo não é vender. Vender é o que ele FAZ através das atividades que realiza. O objetivo é abrir e manter clientes, tendo na venda uma decorrência natural do bom desempenho de suas tarefas.

3. SUBORDINA-SE A: Gerente de Vendas
A subordinação deve ser clara e única. Na pequena empresa às vezes um funcionário recebe ordens do empresário, da tia, do filho, da esposa e até da avó do empresário. Nada mais confuso e desestimulante para o colaborador.

4. ATIVIDADES CHAVE:
a. Visitar os clientes de sua carteira “X” vezes por mês ou conforme combinado com cada cliente.
b. Efetuar um mínimo de 3 visitas por dia, de segunda a quinta feira.
c. Reservar as sextas feiras para rotinas internas de atualização de cadastros, e preparação da semana seguinte.
d. Realizar ao menos 4 prospecções por mês. Claro que há várias outras atividades. Aqui apresentamos apenas alguns exemplos. Mas precisam ser detalhadas de modo que não sobrem dúvidas.

5. COMPETÊNCIAS:
a. Organização pessoal e habilidades na gestão de agendas e roteiros.
b. Disciplina para o cumprimento de rotinas.
c. Visão crítica para identificar informações relevantes / pertinentes dos clientes.
d. Assiduidade e pontualidade com na empresa e nas atividades de campo.

​Este é um conjunto muito simplificado de DESCRIÇÃO DE CARGO. Mas ter um destes já será um grande avanço no processo de gestão. No próximo D&T falaremos sobre ENTREVISTA.

 

Prepare seu final de semana.

 

 

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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