Dicas&Toques 148 – Do Recrutamento à Ambientação – Passo III

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O PRIMEIRO DIA DO CANDIDATO APROVADO geralmente é tenso e cheio de expectativas para ele. Cabe à empresa tornar este dia uma experiência estimulante e animadora, já que o ideal é que ele fique na empresa por muito tempo, certo?

Tenha um breve roteiro preparado para que o começo do novo colega seja produtivo.

Um iniciante se sentirá bem vindo se perceber que a empresa tem uma forma organizada de acolhê-lo e ajuda-lo a sentir-se parte do time. Vejamos algumas ações fundamentais para isso.

A. APRESENTAÇÃO. Logo no começo do primeiro dia faça um tour pela empresa com o novato. Se a empresa for bem pequena, apresente um por um, todos os colaboradores da empresa, dizendo seu primeiro nome, seu cargo e o que fazem. Se a empresa tiver mais de 20 funcionários, apresente ao menos o pessoal da área de vendas, administração, etc. e dê uma passada pelas áreas produtivas apresentando os encarregados e gerentes.

B. HISTÓRIA DA EMPRESA. Tenha uma breve história já pronta para esta oportunidade. Se tiver uma apresentação em Power Point, melhor ainda. Conte como e quando a empresa começou, o que fazia no começo, quais foram os momentos mais marcantes da empresa – bons e ruins – e como ela lidou com eles.

C. ORGANIZAÇÃO. Para este momento você precisa de um organograma já desenhado. Mostre como a empresa esta organizada, quem responde a quem, diretoria, gerencias, equipe de cada departamento, etc.

D. DESCRIÇÃO DE CARGO. Há duas semanas falamos disso. Este é o momento em que a Descrição de Cargo deve ser lida em conjunto. Entregue uma cópia ao colega e com outra em suas mãos, leiam e comentem. Isso fará com que ele entenda com muita clareza o que se espera dele.

E. CLIENTES E MERCADO. Embora na entrevista você talvez já tenha falado disto, agora é importante que o iniciante conheça melhor o perfil dos clientes da empresa, suas características e hábitos de compra. Também é importante falar do mercado em que sua empresa atua, se está em expansão, em crise, parado, dinâmico, e quais são as expectativas para o próximo ano.

F. PRODUTOS. Aqui sim você vai gastar um pouco mais de tempo. Pegue tudo o que você tiver de material de apoio a vendas: catálogos, folhetos, um notebook ou computador com acesso ao site da empresa, enfim, o que puder ajudar a compreender os produtos e serviços da empresa.

Dedique pelo menos um dia inteiro para este processo de ambientação. Se possível, dois dias. Quanto mais você investir no cuidadoso envolvimento de novos colaboradores, mais comprometimento eles tenderão a ter com a empresa. É isso.

Prepare seu final de semana. 

 

 

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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