Dicas&Toques 151 – Rodadas de Negócios, Porque Participar.

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Como qualquer outro produto ou serviço, o trabalho de consultoria e treinamento também tem que ser vendido. Você já foi a alguma Rodada de Negócios?

Na semana passada participei de mais uma das várias rodadas de negócios em que já estive. Desta vez promovida pelo CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e com participação do Sebrae-SP, Caixa Econômica e outras grandes instituições.

Para quem nunca participou, vale dizer que é um evento onde se exercita a apresentação da própria empresa, de forma muito prática e objetiva. Algumas informações importantes:

  1. Em toda Rodada de Negócios existem empresas âncora, que participam buscando fornecedores para várias demandas.
  2. Cada participante se inscreve e identifica quais são as empresas âncora que lhe interessam, agendando sua entrevista, geralmente no próprio site do organizador do evento, logo após fazer sua inscrição.
  3. Cada reunião tem entre 10min a 15min de duração, tempo suficiente para apresentar a empresa, trocar informações com seu interlocutor e obter, se não um negócio, ao menos um contato qualificado e a certeza de que seu cartão e seu folder estarão nas mãos de alguém que pode decidir.
  4. Além das entrevistas agendadas, existem os encaixes. Formam-se filas de pessoas que não conseguiram agendar o que lhes interessava, mas aguardarão eventuais ausências dos que agendaram ou entrarão no intervalo de entrevistas que foram mais curtas do que o tempo previsto, deixando, portanto, um pequeno espaço para um atendimento adicional.
  5. Afora as entrevistas agendadas e encaixes é possível fazer contatos com as pessoas ao seu redor. Todos têm sempre um enorme crachá com o nome do participante e da empresa, de modo que é fácil ver quem pode ser cliente potencial ou não.

Fundamental ir a um evento desses levando pelo menos uns 200 cartões de visita e uns 50 folders ou catálogos. Às vezes, durante o coffee break ocorrem alguns contatos muito rápidos, mas interessantes o suficiente para entregar um folder.

Mas o lado mais curioso desses eventos é que são também DIVERTIDOS. Isso mesmo. Como todos os que estão lá tem o objetivo de fazer contatos, a comunicação é fácil e imediata com qualquer participante. Vale a pena passar uma tarde (ou manhã, em alguns casos) num evento assim. Entre nos sites do Sebrae, da Federação das Indústrias ou do Comércio do seu estado e pesquise. Se houver Rodada de Negócios programada, inscreva-se. Vale a pena.

Prepare seu final de semana.

 

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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