Dicas&Toques 152 – Quem Não Aparece Não é Lembrado.

D&T70

Se você passa 100% do seu tempo dentro de sua própria empresa é muito provável que esteja perdendo chances de negócios no mercado?

Nos anos 90 o saudoso comandante Rolim Amaro, dono da TAM, era visto regularmente nas salas de embarque do aeroporto de Congonhas, colhendo os bilhetes de passageiros que embarcavam, como qualquer outro funcionário da companhia.

Eu mesmo cheguei a conversar com ele por duas ou três vezes. Não era privilégio de ninguém, ele falava com qualquer um que o abordasse e ele próprio também abordava seus clientes. Um empresário de visão, sem dúvida.

Mas o que há de tão extraordinário nesse hábito que o histórico presidente da TAM e muitos outros empresários cultivam? Apenas o fato de estar presente onde há público de interesse para a empresa. Ver e ser visto, essa é a regra.

Muitos empresários acham isso uma bobagem, perda de tempo, pois não traz negócios imediatos que é o que interessa.

É verdade, não traz negócios imediatos. Não é por você estar num encontro empresarial, num seminário, numa palestra, que alguém o abordará dizendo:

Ainda bem que te encontrei, preciso comprar da sua empresa.

Mas é a atividade cumulativa, o fato de pessoas do seu segmento verem você participando regularmente de eventos, que vai gravando sua fisionomia, seus comentários, sua marca pessoal que fica associada à sua empresa.

Trabalhar o marketing da empresa sem cuidar do marketing pessoal de sua direção e fazer as coisas pela metade. Especialmente no caso das micro e pequenas empresas, onde o empresário é, muitas vezes, o mais qualificado vendedor.

Semana passada falamos das Rodadas de Negócios. Esta semana a FIESP promoveu o Seminário da Micro e Pequena Empresa. Em outros estados inciativas semelhantes ocorreram.

E você? Em qual delas esteve? Quantos cartões de visita entregou e quantos recolheu? Com quantas pessoas falou, aproximadamente, em cada evento?

Não foi a evento nenhum neste ano? Sei. Muito ocupado administrando a crise, não é?

Só que se sua empresa não está vendendo, não há o que administrar, concorda?

Então deixe de preguiça disfarçada de trabalho e faça sua inscrição no próximo evento empresarial.

Prepare seu final de semana.

Prepare seu final de semana.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *