Dicas&Toques 156 – Faça da Confraternização de Final de Ano um Evento Participativo.

D&T70

Pela quarta vez chegamos ao momento de falar do final do ano. Um momento na empresa que pode e deve ser muito especial para todos. 

Em 2012 falamos da conveniência de promover um workshop, trazer um palestrante externo para a empresa e fazer do evento um momento divertido e inesquecível (D&T 22).

Em 2013 conversamos sobre os eventuais inconvenientes que podem ocorrer nessas confraternizações, como alguém que abuse de bebida, e como preveni-los (D&T 69).

Em 2014 sugerimos fazer um café da manhã ao invés de almoço ou jantar, que tem a vantagem de não servir bebidas alcoólicas, o que sai mais barato, e libera o resto do dia do pessoal da empresa (D&T 111).

Neste 2015 convêm falar sobre como fazer uma confraternização em tempos de crise. Muitas empresas tiveram faturamento mais apertado de modo que alugar espaços fora, ir a restaurantes ou coisa semelhante, talvez seja mais difícil. Mas veja se é possível arranjar um espaço na própria empresa e transforme seu evento num exercício participativo para todo mundo. Veja como:

  1. Grupo do Cenário. Crie uma pequena comissão para sugerir e providenciar a decoração do espaço para o dia da confraternização.
  2. Grupo do Bufe. Este segundo grupo cuidará dos salgadinhos, doces e bebidas.
  3. Grupo do Pique. Escolha os que deverão ser incumbidos de preparar alguma brincadeira para animar o evento.

Cada comissão pode ter de duas a seis pessoas, dependendo do número de funcionários de sua empresa. Mas devem ser nomeadas desde já para que tenham tempo de preparar seu trabalho com capricho.

É ideal que você sugira pelo menos duas ou três datas de reunião para cada equipe e uma data para que as três troquem informações. De preferência, em final de expediente, mas dentro do próprio horário de trabalho. Isso demonstra o comprometimento da empresa com o evento.

Acompanhe e conceda boa autonomia aos grupos. Se for preciso, estipule uma verba para cada um, mas permita que os integrantes usem como acharem melhor. Faça sugestões, mas não imponha. Muito provavelmente você terá uma das melhores confraternizações dos últimos anos e terá ainda promovido um bom exercício de trabalho de equipe, com a vantagem de gastar menos.

Ah… sim, também terá exercitado a verdadeira liderança, bom pra eles, bom pra você.

Prepare seu final de semana.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *