Dicas&Toques 158 – Cliente NEM sempre tem razão.

D&T70

A história de servilismo e subalternidade nas relações comerciais das colônias com seus colonizadores talvez tenha fomentado essa afirmação ao longo do tempo, mas é claro que o cliente só tem razão, quando tem. E as vezes que não tem razão são muitas.

“Se fizer um preço bem baixo para nós será um grande negócio prá você mesmo. Afinal nossa empresa é famosa e servirá de vitrine para sua apresentação”.

Afirmações como essa são mais frequentes do que se imagina. Uma postura claramente pretensiosa e arrogante, pois parte da suposição de que um prestador de serviços deve sentir-se tão privilegiado ao ser contratado por uma determinada empresa a ponto de trabalhar quase de graça.

Em outras ocasiões, alguns clientes “resolvem” que determinada tarefa ou serviço cabe ao prestador de serviço externo, mesmo que não esteja contemplado no contrato entre as partes. O pretexto é:

“Não te custa nada fazer isto também”.

Pior ainda quando um cliente insinua que temos que ficar até mais tarde na empresa dele, sem cobrar horas adicionais, simplesmente porque alguém da equipe dele se atrasou ou teve que chegar mais tarde e cabe a nós sermos compreensivos.

Uma vez eu perguntei a um empresário do ramo varejista da construção, se ele entregaria 20% ou 30% a mais de tijolos do que o cliente tinha comprado, sem cobrar nada.

Mas nada supera o desrespeito aos horários agendados. Há alguns anos tivemos um casal de empresários que simplesmente não conseguia organizar-se. Cancelavam uma reunião em cima da hora agendada porque descobriam que já tinham agendado outra coisa ou não estavam na empresa no dia e hora marcados, porque tinham esquecido o compromisso. Claro, pediam mil desculpas, solicitavam nova data, até concordaram uma das vezes em pagar pela reunião não realizada, mas após o quarto episódio decidimos que não tinham perfil para ser nossos clientes e os dispensamos.

É isso mesmo, se você tem clientes que te tratam de forma semelhante, gente que não respeita o seu trabalho ou desmerece seus produtos e serviços, pense bem! São pessoas ou empresas que não tem perfil para serem seus clientes. Dispense-os sem remorso nem hesitação. Você se sentirá aliviado e eles aprenderão que cliente NEM SEMPRE tem razão.

 

Prepare seu final de semana.

 

 

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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