Dicas&Toques 160 – Dia de Confraternização – Dia Sem Consultor

D&T70

Alguns consultores aceitam sem problemas o convite de seus clientes para participar das confraternizações de final de ano. Eu prefiro deixar que os clientes estejam consigo mesmos, sem visitantes.

A confraternização é um momento de intimidade da empresa que existe para que as pessoas que a compõe estejam umas com as outras numa situação de convivência e descontração que o cotidiano não permite.

Há empresas que estimulam seus funcionários a trazer familiares, expandindo o sentimento de pertencimento aos parentes próximos. Outras preferem fazer eventos restritos aos integrantes da equipe.

Por outro lado, o consultor é sempre um agente externo, seja qual for sua área de atuação. Trata-se de um profissional que por não fazer parte da equipe, exerce um papel complementar semelhante ao de um médico ou um terapeuta que, em momentos específicos, assessora, aconselha, estimula seus pacientes. Um consultor é uma espécie de “médico” de pessoa jurídica. Boa parte de suas competências depende do distanciamento crítico em relação à empresa cliente. Quando começa a ser demasiadamente envolvido no seu dia a dia, inevitavelmente perde um pouco desse distanciamento, passa a ser visto como integrante do quadro e tende a esvaziar seu papel original.

Claro que não existe certo ou errado numa questão tão ampla. Não critico os colegas que participam das festas de seus clientes. Talvez seja uma questão de estilo pessoal, ou de intepretação do papel do consultor na empresa.

Eu, pessoalmente, penso que em dia de confraternização de cliente meu lugar é em casa. Até porque, após o evento é provável que eu tenha que lidar com situações surgidas durante a festa. Se eu tiver participado, talvez as pessoas não fiquem à vontade para abrir-se e falar do que desejariam ou dar sua versão dos fatos.

Este é o último D&T do ano. Desejo a todos meus clientes excelentes festas. Nos vemos novamente em Janeiro de 2016.

Prepare seu final de semana.

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *