Dicas&Toques 167 – Preciso de Mais Clientes. Por Onde Começo?

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Em geral todo mundo começa por pesquisar novas listagens e buscar clientes potenciais na web. Esse é o caminho mais óbvio. Mas será que deve ser o primeiro?

O raciocínio é o seguinte: antes de se preocupar em encher a caixa d’água é prudente verificar se não está se perdendo líquido pelo ladrão.

A busca de clientes é uma tarefa necessária a qualquer empresa, mesmo quando as coisas vão bem, que dirá em tempos de vacas magras.

Também é necessário renovar as fontes de busca. Nichos de mercado, segmentos ainda não explorados, mas que a empresa poderia atender, ramos de atividade complementares aos dos clientes atuais, etc.

Mas o começo talvez não seja esse.

Fuçando os cadastros e arquivos de alguns clientes quase sempre nos deparamos com um pequeno acervo de propostas e orçamentos que ficaram no passado, esquecidos e sem acompanhamento.

Sempre nos vêm à cabeça o seguinte pensamento:

“Porque será que, apesar de ser tão importante conquistar novos clientes, abandonam-se propostas anteriores com pouco ou nenhum acompanhamento eficaz?”

Há muitas respostas para essa pergunta. Algumas delas talvez sejam:

  1. O imediatismo e a visão de curtíssimo prazo.
  2. A pressão por aumentar a carteira de clientes que tende a fazer com que o foco seja exclusivo na busca de novos.
  3. A suposição, às vezes ilusória, de que só novos clientes trarão o faturamento necessário.
  4. A falta de hábito ou método no acompanhamento de propostas e orçamentos enviados.
  5. A rápida desistência do trabalho de acompanhamento por achar que “esse não vai comprar nada”.
  6. A ausência de cultura na própria empresa de cultivar relacionamentos, ações e visões de longo prazo.

Em todo caso, se você está nessa situação de ter que aumentar suas vendas, vale a pena investir um tempo na garimpagem dos seus arquivos, nos clientes inativos e nas consultas que não viraram negócio. O que não aconteceu no passado pode, agora ter mudado.

 

Prepare seu Final de Semana.

  

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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