Dicas&Toques 170 – Reduzir custos é necessário. Demitir é o caminho certo?

  1. dt-170

D&T70

Quando as vendas diminuem e o mercado fica mais arredio é comum que se pense em redução do quadro de colaboradores. E a princípio parece uma solução óbvia. Mas será que é isso mesmo?

Uma equipe leva tempo para ser formada e atingir seu melhor desempenho. Treinar pessoas e acertar as atribuições de cada integrante é tarefa de médio a longo prazo.

Quando os custos ficam apertados é preciso pensar bem se cortes na folha de pagamento são mesmo a melhor solução. Vejamos alguns aspectos críticos:

  1. Para cada colaborador que é dispensado, teremos um ou mais colaboradores que receberão novas atribuições para compensar a baixa.
  2. Equipe mais enxuta pode ser também equipe menos produtiva, pois o aumento de tarefas impactará no tempo disponível para cada uma delas.
  3. Quem recebe atribuições adicionais tenderá a demandar algum tempo até que elas sejam desempenhadas com eficiência. Durante esse tempo provavelmente haverá queda de qualidade em tais tarefas.
  4. Cortes sempre impactam emocionalmente de alguma forma. Mesmo que se assegure aos que ficam, que o posto deles está preservado, sempre paira na cabeça a pergunta: “serei eu o próximo?”. E, claro, em clima de insegurança o desempenho pessoal tende a ser prejudicado.
  5. Com equipes reduzidas ninguém tem tempo para pensar em racionalização ou inovação. Muito menos em fazer reuniões que discutam novas formas de atuar. A propensão será todos fazerem tudo do mesmo jeito que sempre fizeram.
  6. Fazendo tudo do mesmo jeito a empresa não estará se preparando para lidar com um cenário novo, mais hostil e competitivo.

Não precisamos dizer que o tópico seguinte dessa lista poderá ser a empresa começar a perder clientes, o que só piora as coisas.

Claro que nem sempre reduzir a equipe é ruim. Às vezes pode até dar certo. Mas o risco não é pequeno. No próximo Dicas&Toques vamos conversar sobre outros custos que são pouco percebidos e, não raro, mais pesados do que alguns salários.

 

Prepare seu final de semana.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *