Dicas&Toques 173 – Reduzir custos é necessário – IV. Falta de Integração.

  1. dt173

D&T70

Seu departamento ou setor rivaliza com outro? As pessoas da outra área são incompetentes e arrogantes e você só se relaciona com elas por obrigação?

As rivalidades mais frequentes na pequena e média empresa são entre Vendas e Produção, Administração e Produção e também Vendas e Administração.

Há muitas variações dependendo do tamanho e estrutura da empresa, mas o fato é que cada uma dessas áreas tem um entendimento muito próprio do que é preciso fazer para que a empresa tenha sucesso. Além disso, cada área costuma colecionar uma lista de “culpas” das outras áreas, o que contribui para o distanciamento dos setores e aparecimento das famosas panelinhas, tão frequentes em todas as empresas. Subgrupos de pessoas que se aliam, não em torno de um ideal, mas em torno de rivalidades.

Fofocas, boatos, maledicências, pequenos episódios do dia a dia, nessas panelinhas ganham dimensões enormes.

Pode parecer absurdo, mas já constatamos esse fenômeno dentro de uma empresa de apenas 15 funcionários.

E em que isso impacta nos custos? Simples: áreas pouco integradas não trocam informações importantes para facilitar e agilizar as tarefas.

Como se diz no futebol, passam a bola quadrada e quem recebe é que tem que arredondar. Com isso, pequenos ajustes ou detalhes que poderiam reduzir o tempo do processo se fossem feitos no departamento de origem, são negligenciados e o departamento de destino ganha um afazer adicional.

Em outros casos, as coisas chegam incompletas a um setor, forçando as pessoas a ir até o outro fazer perguntas que, a rigor, não deveriam ocorrer se houvesse mais atenção na atividade.

Para reduzir esse clima de competição a ação ideal é promover eventos internos de integração em que, através de jogos e dinâmicas de grupo, estimula-se os participantes a pensar de modo sistêmico e interdependente. Não um único evento, pois questões comportamentais não são resolvidas com atos isolados, mas sim um programa de eventos trimestrais, por exemplo. Os resultados se fazem sentir desde as primeiras reuniões.

Se aí na sua empresa você percebe desperdício de tempo e energia por falta de integração, converse com o consultor organizacional de sua confiança.

 

Prepare seu final de semana.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *