Dicas&Toques 176 – Treinamento Interno I – Quem vai ministrar sabe como fazer?

D&T70

Um colaborador bem intencionado e com conhecimento técnico é o bastante para um treinamento eficaz? Claro que não.

Ter uma pequena plateia é sedutor. Muitos profissionais sucumbem à sensação de prestígio e protagonismo que um treinamento interno pode proporcionar.

Quem manda se sente mais poderoso, quem não manda ganha um momento de poder. Ser o alvo da atenção de outros colegas durante algumas horas estufa o ego das pessoas menos maduras.

Muitos treinamentos internos não atingem seus objetivos porque são ministrados por pessoas mal preparadas para essa atividade.

Veja alguns princípios básicos que um treinador ou palestrante deve ter em mente ANTES de iniciar um treinamento:

  1. A pessoa mais importante do treinamento é o participante, não o instrutor.
  2. O foco é sempre o aprendizado e não o ensino. Ou seja, quem ministra um treinamento precisa certificar-se de que o conteúdo e a forma de apresentação são adequados ao público. Se o participante não entendeu, não absorveu os conceitos trabalhados, não houve aprendizado.
  3. A forma de comunicação, os termos, os exemplos e o próprio linguajar de quem apresenta um treinamento pode contribuir para o sucesso ou fracasso do evento.
  4. Repetir uma explicação mais de uma vez deve ser encarado como algo natural. O evento, como já dissemos, é do e para o participante.
  5. Quem conduz um treinamento deve parar em vários momentos sua explanação para estimular os participantes a falarem, perguntarem, participarem mesmo. Aliás, se isso não acontece, não dá pra chamar o público de “participante”, não é? Serão no máximo, expectadores.

No próximo D&T, semana que vêm, abordaremos os aspectos mais importantes para preparar o conteúdo de um treinamento.

Se você tem a missão de treinar colegas na sua empresa, talvez seja interessante também fazer nosso curso “Como Montar um Treinamento”. A próxima turma vai ocorrer em 04 de Maio em São Paulo. Veja informações no link.

 

Prepare seu Final de Semana.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *