Dicas&Toques 177 – Treinamento Interno ll – Como Preparar seu Conteúdo

D&T70

Um material de apoio atrativo e interativo é fundamental para o sucesso de um bom treinamento.

Uma apostila repleta de puro texto, sem exercícios, espaços para anotações, ilustrações ou testes pode ser pouco atraente e dificilmente será consultada após o evento.O bom material de qualquer treinamento é aquele que só fica “pronto” com a interação do participante. Quando ele escreve, toma notas, completa frases, responde questões, registra seus comentários, aí sim a apostila ganhou a apropriação adequada e está completa.No começo de um treinamento, todas as apostilas são iguais. Ao final, cada uma deve ter a cara, o jeito do seu dono. E isso só ocorre se ao montar o programa e preparar o material, o conteúdo for distribuído de modo a possibilitar essa conversa entre o participante e sua apostila.Vale dizer que quanto mais momentos de efetiva participação o programa propiciar, maior será esse sentimento de apropriação não só do material, mas do tema geral do evento. Se o assunto trabalhado for de caráter comportamental, mais ainda essa estrutura faz sentido.

Além disso, você pode aumentar a vida útil de um material apostilado com mais chances de que ele seja usado mesmo depois do treinamento, acrescentando nele anexos como:

  • Pequenos glossários de termos (jargão) do setor de atividade da empresa.
  • Tabelas ou gráficos com informações relacionadas ao tema do treinamento.
  • Frases, citações e pensamentos que reforcem os conceitos de eventos comportamentais.
  • Relações ou listas de dados históricos de assuntos relativos ao evento.
Claro que o mais importante de qualquer treinamento é o evento em si mesmo. A apostila é apenas um material de apoio. Até porque, se a apostila fosse o mais importante, não precisava fazer o evento, não é? Bastaria entregar o material impresso.Mas mesmo sendo um material de apoio, sua função é importantíssima, portanto merece atenção e cuidado. Afinal, meses ou anos após o evento, o que o participante terá daquele momento é justamente a apostila. É melhor que seja algo relevante para ele.Se você tem a missão de treinar colegas na sua empresa, talvez seja interessante também fazer nosso curso “Como Montar um Treinamento”. A próxima turma vai ocorrer em 04 de Maio em São Paulo. Veja informações no link.Prepare seu Final de Semana.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *