Dicas&Toques 183 – A Balconista atenciosa e o Padeiro vendedor

  1. dt183

D&T70

O ato da venda independe do cargo ou função. É muito mais uma percepção de oportunidade. Mas muitos profissionais que têm a função de venda, não tem o preparo para fazê-la no momento certo.

Sexta-feira passada a caminho de um cliente parei no restaurante Frango Assado da Rodovia Imigrantes, na entrada de Diadema, para um café.

Decido depois comprar também o famoso pão de semolina que essa rede faz e uma gostosa rosca de coco que já tinha provado outras vezes.

Após embalar meu pão a balconista informa:

“A rosca de coco não tem. Só mais tarde”.

Desapontado, lamento a falta. Mas o padeiro que, passando atrás com uma grande bandeja, ouviu meu comentário, me diz:

“Se o senhor aguardar cinco minutinhos, vai poder levar sua rosca de coco que já, já estará saindo”.

Episódio corriqueiro que passa despercebido para a maioria das pessoas, mas rico em exemplos de atendimento ao cliente.

A balconista, a quem teoricamente caberia a função de venda, limitou-se declarar a falta do produto solicitado e informar que só sairia mais tarde. Não dá pra saber o que é esse “mais tarde”. Tampouco se preocupou em perguntar ao colega sobre prazos.

Foi simpática? Muito. Sorridente, atenciosa, até perguntou se eu queria mais alguma coisa depois de pegar meu pão. Mas a rosca não tinha.

Então temos simpatia, atenção e pouca competência.

O padeiro, cuja função é de produção, num rápido relance de um diálogo que nem era com ele, foi capaz de reter o cliente por mais alguns minutos, satisfazer seu desejo e concretizar a venda.

Qual a diferença entre os dois comportamentos?

Foco na necessidade do cliente e não no próprio estoque.

Quando a equipe se concentra em prestar serviço ao cliente, descobrir se a empresa tem, terá ou poderá fazer o que o cliente precisa, consegue vender muito mais.

Porém, se a equipe se limita a vender o que tem, talvez perca grandes chances, sem nunca perceber.

Qual dos dois comportamentos tem a sua equipe?

Prepare seu Final de Semana.

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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