Dicas&Toques 187 – A Difícil e Rara Arte de Ouvir

D&T70

Pessoas que tem resposta pronta e imediata para qualquer comentário, colegas e chefes que sempre nos interrompem ainda no começo de nossa fala, já dando sua opinião, mesmo sem sequer ter ouvido inteiramente o que queríamos dizer.

Apesar de arrogante e um tanto mal-educado esse é um comportamento relativamente comum dentro das empresas. Pessoas que simplesmente não sabem ouvir. Qualquer começo de frase é suficiente para dar respostas instantâneas e, pior, com uma pose de certeza tão grande que beira a antipatia.Claro que essas pessoas se julgam certas em suas posições. O maior problema é que respostas rápidas demais e, claro, impensadas, geralmente estão erradas ou revelam opiniões e ideias pré- concebidas e pouco consistentes.

O que conseguem é:

  1. Afastar os colegas, que passam restringir a convivência ao mínimo indispensável.
  2. Deixar gradativamente de ser chamadas para atividades extra profissionais como um happy- hour ou encontro de lazer entre colegas da empresa.
  3. Estimular nos colegas e subordinados a atitude de defesa.
  4. Passar a ser vista como uma pessoa sem espírito de equipe, já que não gosta de ouvir os outros e refletir honestamente sobre o que dizem.
De fato, saber ouvir é uma arte rara nos dias de hoje, em que somos todos bombardeados por milhares de informações por minuto, nos jornais, na TV, nas mídias sociais e nas ruas. Os níveis de ansiedade mais altos que o aconselhável também tendem a estimular comportamentos imediatistas e de pouca reflexão.Mas vale a pena fazer um pequeno esforço para administrar melhor as próprias reações e tentar esperar que as palavras dos outros terminem de ecoar em nossos ouvidos e no nosso cérebro, para só depois de alguns segundos, responder.

Além de evitar responder qualquer bobagem pronta, pode-se ter a chance de aprender com o que nos dizem.

Para algumas pessoas talvez seja incrível. Mas é verdade. Quem sabe ouvir, sempre aprende alguma coisa. Na pior das hipóteses, aprende sobre a forma de pensar dos outros, o que já é uma grande coisa, mesmo que não concordemos com ele.

Prepare seu Final de Semana. 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *