Dicas&Toques 200 – Faça sua convenção anual mesmo se tiver só 5 funcionários.

  1. dt200_

D&T70

O que justifica uma convenção interna não é o tamanho da empresa ou o número de colaboradores, mas sim a necessidade de parar e avaliar o que as pessoas da empresa estão fazendo, como e por que.

Quando algum empresário me diz que não faz convenções internas porque a empresa é pequena eu sempre questiono qual é então o momento em que a empresa para e pensa sobre si mesma.

Não me refiro às muitas reuniões durante o ano, que ocorrem no meio do dia-a-dia e geralmente resolvem menos do que pretendiam.

Falo sobre um dia em que a empresa não funciona, não há telefones tocando, em que as pessoas vão com roupas mais à vontade, tomam um delicioso café da manhã em conjunto e se reúnem para fazer um balanço geral das atividades e resultados do ano.

Claro que deverá haver um responsável por conduzir esse evento, mas cuidado!! Não pode ser alguém que ache que só ele deve falar. Aliás, quem conduz um evento desses com competência, estimula a participação de todos e evita falar mais do que 30% do tempo.

Nesse dia o centro das atenções é a equipe da empresa, não seus dirigentes.

Prepare alguma dinâmica de grupo ou jogo de empresa para descontrair e introduzir um tema para discussão, porém de forma leve e divertida.

Apresente os tópicos do evento. Não exagere no volume de assuntos. Prefira sempre os absolutamente indispensáveis que, em geral são apenas 3 ou 4.

Um dos itens certamente deve ser um breve resumo de como foi o ano e as expectativas para o ano seguinte.

Organize os momentos e tempos para que as pessoas se manifestem, preveja os intervalos de coffee-break e almoço.

Defina o modo como será o encerramento e, especialmente, que tipo de ação ou compromisso você espera que todos assumam.

Um evento bem planejado tem efeitos muito interessantes nos resultados. Provavelmente você realizará mais um no meio do ano.

Se você tiver interesse, envie um e-mail para “fale@ganzelevitch.com.br” colocando no assunto a palavra CONVENÇÃO INTERNA e informando seu nome, cargo, nome de sua empresa e CNPJ e nós lhe enviaremos um Roteiro Básico para uma Boa Convenção Interna.

 

Prepare seu Final de Semana.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *