Dicas&Toques 203 – Ultimo feriado já passou. Vamos fechando o ano.

  1. dt203

D&T70

Novembro não tem mais feriado em dia útil e Dezembro tampouco, já que as vésperas e os dias de Natal e Ano Novo caem em sábado e domingo. E dai?

Dai que este final de ano tem mais dias úteis aproveitáveis do que os finais de anos anteriores, o que faz com que a velha máxima segundo a qual em dezembro é pouco aproveitável, não tenha sentido.

É verdade que o ano foi pouco produtivo para muitas empresas, o que acaba deixando este final muito parecido com o começo e o meio. Mas até por conta disso é prudente aproveitar os 31 dias úteis que ainda temos pela frente e tratar de reduzir os efeitos negativos de um ano que não deixará saudade para muita gente.

Porém alguns segmentos não foram tão mal como parece. Um cliente do ramo de confecção feminina atingiu suas metas de venda todos os meses e em alguns, superou. Outras empresas, do ramo de veículos usados não encontraram dificuldade em fazer negócios em 2016. O e-commerce em geral atravessou o ano em leve, mas contínua expansão. Mas um ramo que não viu crise alguma é o de cosméticos e cuidados pessoais, segundo fontes do setor, apesar da queda de 2015.

Seja como for, o negócio é respirar fundo e encarar estes dias finais com energia e afinco.

Não sei se você brinda ao ano que termina no dia 24 ou no 31, mas quando chegar o momento, brinde com a certeza de ter batalhado até o último dia útil.

Se 2016 não tiver trazido grandes lucros, ao menos que deixe a certeza de termos sobrevivido com coragem, persistência e sobretudo, esperança em 2017.

Prepare seu Final de Semana.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *