Dicas&Toques 205 – 21 Dias úteis pela frente. Bom para exercitar os afetos.

  1. dt205

D&T70

Almoços, jantares, encontros de confraternização em restaurantes, choperias ou mesmo na própria empresa. Alguns eventos são estritamente internos, outros são de congraçamento com clientes, fornecedores e parceiros.

O ritmo é um pouco mais lento, mas oferece oportunidades muito diferentes do resto do ano. Se por um lado é inadequado querer fazer vendas num almoço de confraternização com clientes, por outro é uma excelente chance de estreitar laços afetivos.

Estranho falar de afeto em relações comerciais? Nem tanto. Embora o tema seja pouco abordado no dia a dia, existem sim preferências afetivas nas relações comerciais.

Homens de negócios são objetivos, frios, pragmáticos e implacáveis. Pode ser sim, é verdade. Mas nem todos são o tempo todo assim.

Depois de o cliente ter optado por um fornecedor que tinha melhor preço, melhor produto, melhor atendimento, etc. e tal, é grande a chance de que, com o tempo, se estabeleça o apreço pessoal entre os envolvidos. E tenderá a durar tanto quanto dure o relacionamento saudável e leal.

Então, comparecer a um almoço ou jantar a que o cliente nos convidou pode ser o momento de boas conversas sobre amenidades e simples celebração do que juntos, durante todo o ano, tivermos construído com ele.

Não os eventos internos do cliente. Esses, a meu ver, devem ser íntimos e sem visitantes. Mas os que alguns clientes promovem com parceiros comerciais, esses sim são bem vindos.

E o que lucramos com isso? Tempo de VIDA.

Momentos que nos devolvam a humanidade são imprescindíveis para produzirmos com satisfação.

Nos próximos 21 dias, vamos tratar de fazer com que sejam úteis mesmo.

Úteis para abraçarmos colegas de trabalho, para apertarmos as mãos de clientes e parceiros a quem possamos agradecer as oportunidades que nos deram de mostrar do que somos capazes.

Este é o último Dicas&Toques do ano.

Obrigado a todos os que durante 2016 me permitiram fazer o que sei. Obrigado aos que, junto comigo, ombro a ombro, fizeram do trabalho em parceria uma fonte de realização profissional e pessoal.

Nestes próximos dias estarei ocupado abraçando e saudando um monte de gente.

Quer dias mais úteis que esses? Não tem, não.

Prepare suas Festas de Fim de Ano. Feliz 2017.

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *