Dicas&Toques 31 – Sala de espera

Reunião marcada após meses de tentativas.

Telefonemas regulares, envio de apresentação, e-mail marketing, portfólio de produtos e serviços, tudo foi usado até conquistar um agendamento!

Entretanto… minutos e horas vão se passando e nada acontece. O esperado anúncio do nosso nome não vem. Entra gente, sai gente, mas a apertada sala de espera do departamento de compras, sempre com poucas cadeiras disponíveis, não fica vazia. Vendedores de várias empresas e produtos aguardam ser chamados por algum dos 4 ou 5 compradores. Todos olhando o celular ou outro aparelho pessoal ou em breves conversas com outros colegas de profissão (e de espera). A revista mais recente na mesinha ao lado é a Veja com matérias sobre a Copa do Mundo de 2002. Porém faltam as páginas mais importantes.

Quase quatro horas após nossa pontual chegada, a recepcionista finalmente nos chama.
Não é “levantar da cadeira”. É quase um salto mesmo.Voamos até o minúsculo balcão e, entre atônitos e indignados, ouvimos a moça dizer sem qualquer emoção na voz e de modo automatizado “O senhor Afrânio teve um contratempo e não vai poder atende-lo. Pediu pra ligar na próxima segunda-feira e remarcar a visita”.

A vontade é de apertar o pescoço de alguém, de esmurrar o balcão, de invadir a sala que não chegamos a conhecer, atrás da misteriosa porta. Ainda mais pela deselegância de o tal Afrânio sequer ter vindo até a recepção, desculpar-se pessoalmente.

Com sentimento de impotência, frustração e revolta, esboçamos um sorriso forçado para a “insensível” moça, que deve dizer isso algumas dezenas de vezes por dia, e nos dirigimos para a saída. Na passagem, outro vendedor nos diz em voz baixa, “fica frio, na sua terceira ou quarta visita o Afrânio te atende”.

Se você é ou foi vendedor, sabe do que estamos falando. Se nunca foi, fica a sugestão de sair com seus vendedores para conhecer o dia a dia deles.

E um caso assim, tem solução? Talvez não, mas é possível minimizar esses riscos da atividade de vendas.

 

 

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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