Dicas&Toques 35 – Patrocinar pode ser uma boa ideia – II

Abordamos esse tema no D&T 09. Mas vale a pena retomar, pois no meio de tanta briga pela atenção do cliente, muitas empresas esquecem-se de analisar alternativas pouco exploradas pelos concorrentes.

Quero propor um exercício. Viaje um pouco no tempo, na memória e tente lembrar-se de alguns eventos importantes da sua infância ou adolescência.

Agora tente lembrar-se de patrocinadores e pequenos anunciantes desses eventos. Uma faixa na entrada, uma placa, cartazes espalhados. Que nomes veem à lembrança?

O primeiro baile ocorreu sob o logotipo de uma ótica ou panificadora? A festa de aniversário mais marcante da cidade tem entre as lembranças o símbolo de uma indústria local que patrocinou os fogos de artifício? O time da cidade tinha o apoio de uma oficina mecânica que existe até hoje?Você chegou a fazer teatro amador? Qual foi a empresa que ajudou financeiramente para montar o espetáculo?

Muitos desses nomes talvez tenham acompanhado você até a vida adulta e ajudado a formar seus conceitos do que é um bom produto, um serviço de qualidade, etc.

Quem sabe várias dessas empresas ainda estejam presentes em sua vida e você acha tão natural que nunca parou para pensar.

Sua empresa está presente na vida dos seus clientes?

Pense bem. Grupos de teatro, times esportivos, inciativas culturais, e outros eventos podem ajudar muito a formar uma imagem inesquecível do seu estabelecimento.

Vincule sua empresa à cultura, aos esportes, às artes. Vai que em pouco tempo um novo Tony Ramos, Ronaldo Fenômeno ou Paulo Coelho agradece publicamente o apoio numa entrevista no Jô Soares, não é?

E mesmo que isso não ocorra, certamente haverá laços afetivos eternos entre seu negócio e a comunidade que o cerca. Isso vale ouro.

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *