Dicas&Toques 36 – Avaliação de Ponto Comercial de Rua

Quando há algumas semanas falamos sobre ponto comercial, oferecemos um roteiro de mapeamento do entorno como forma de reconhecimento e recebemos alguns comentários, muito bem vindos, sobre a oportunidade de dispor de uma ferramenta básica orientadora para isso.

Entretanto, nosso roteiro apenas mapeava. Mas, como diz a sabedoria mercadológica lusitana, “mais vale um amigo na praça que dinheiro no bolso”.

Meu querido amigo, consultor José Carmo de Oliveira, nos enviou esta outra ferramenta valiosa. Com ela é possível avaliar diversos aspectos de um Ponto Comercial de Rua.

A princípio isto parece útil apenas para empresas do comércio varejista. Mas se considerarmos que um local físico bem escolhido pode ter influência na imagem e reconhecimento de uma empresa, vale a pena ao menos brincar com o formulário de hoje, para ver como o seu local seria avaliado.

Você certamente já viu uma situação em que uma empresa (indústria, por exemplo) serve de referencia de localização, certo?

– Onde fica o Restaurante São Francisco?

– Logo após a Volkswagem.

Os exemplos são fartos. E nem precisa ser uma grande indústria como essa. Basta capitalizar a localização, identificando adequadamente. Para empresas de serviços então pode ser um reforço no desafio de vender intangíveis.

Nosso formulário do mês, portanto, é um exercício de avaliação. O formulário está preenchido apenas como exemplo. Basta você substituir os valores pelos números que atribuir ao seu ponto. Divirta-se!

 

Download do formulário

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *