Dicas&Toques 42 – Bom vendedor vende qualquer coisa. Será? – Parte 1

Uma fábrica de cozinhas planejadas desejava contratar uma vendedora para sua loja, localizada em um shopping especializado em produtos para o lar e materiais de construção.

Através de terceiros, o gerente de vendas soube da existência de uma excelente vendedora, que no momento trabalhava em uma loja de conjuntos de sala (sofás, poltronas, mesas de centro, etc.). Sobre ela, falaram maravilhas.

Animado, o gerente deu um jeito de marcar um encontro com a moça. Ótima apresentação, simpática, bem falante, e com jeito de batalhadora. Após alguns minutos de conversa, a moça ficou de pensar na tentadora proposta feita pelo gerente.

Dois dias depois, ele recebeu um telefonema da vendedora, informando que esta aceitara a proposta. Podia começar na próxima Segunda-feira. Eufórico, o gerente preparou conteúdo para dois dias inteiros de treinamento.

Na Segunda-feira, lá estava ela: pontual, bem arrumada e com um largo sorriso nos lábios. “Vamos rachar de vender”, pensou o gerente.

“Se na outra loja ela era campeã de vendas a oito meses seguidos, aqui será certamente a melhor.”

Foi bem acolhida pela direção, pelos colegas vendedores, pelo pessoal de projetos que desenhava as plantas para os clientes, pelos instaladores, por todos enfim.

— 0 —

Antes de completar três meses, desanimada, queixando-se da falta de resultados e sem uma única venda feita, a moça pediu demissão e foi embora. O gerente ficou perguntando-se a mesma coisa que perguntamos a você agora:

 

O que deu errado?

 

Discuta com seus colegas ou sócios na empresa. Porque será que um vendedor dá excelentes resultados numa empresa e acaba revelando-se um fiasco em outro tipo de empresa?

Na próxima quarta-feira daremos detalhes deste caso real.

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *