Dicas&Toques 44 – Bom vendedor vende qualquer coisa? Parte 3 – O Fechador

O nome dele era Ricardo e o conheci nos anos 80, quando eu dava cursos na ADVB*, lá na Av. Rebouças. Ele fez o curso de telemarketing (na época, uma novidade), depois o de negociação, além de outros com outros professores da casa. Nunca entendi direito se queria mesmo aprimorar-se ou se fazia cursos prá fechar negócios. O fato é que em cada semana de curso, fechava ao menos uma ou duas vendas. Do que?

Bom… no primeiro curso, se bem me lembro, “mexia” com lubrificantes automotivos. Não um óleo qualquer. Segundo ele dizia era um óleo que operava verdadeiros milagres na limpeza do motor. O fato é que, durante o curso de telemarketing esse cara vendeu umas 12 ou 15 latas do tal óleo. Era costume, no tempo da ADVB, que ao final do curso, sempre uma sexta-feira, fossemos todos comer uma pizza no Zia Rosa, que ficava na esquina da Av. Rebouças com a Rua Joaquim Antunes. O Ricardo, claro, foi o centro da reunião. Simpático, bem falante, com piadas inéditas. Muitos meses depois, veio fazer meu curso de negociação. Antes que eu perguntasse como iam as vendas do fantástico óleo, ele me abordou dizendo:

– Graaande Andrezão!!! Você é o cara. Preciso aprender a fechar negócios, estou “mexendo” com publicidade.

Não preciso dizer que durante o curso ele seduziu dois colegas a visitarem a agência em que estava trabalhando e, ao que parece, fechou trabalhos com a empresa de ambos. Sei que fez outros vários cursos na ADVB, com outros colegas e ouvi comentário de que tinha feito negócios. Mas era sempre outra coisa diferente do que eu tinha conhecido.Uns 3 ou 4 anos depois, final de tarde no escritório, minha secretária, Silvana, entra na minha sala dizendo que o Sr. Ricardo, da ADVB, estava na recepção.
Estranhei porque não tinha nada agendado, mas como não associei o nome a ninguém, e sendo alguém da ADVB, na época, importante cliente meu, pedi para fazê-lo entrar. Quase cai de costas de surpresa e arrependimento!!!

– Graaande Andrezão!!! Você é o cara. Preciso da tua orientação, estou “mexendo” com alho!!
– O que?? Alho?? Como posso te ajudar com isso? Não entendo nada de hortifrúti…

O caso é que ele tinha assumido a venda de um carregamento de alho, importado não sei de onde. Após tentativas exaustivas, consegui persuadi-lo a buscar orientação na Bolsa de Cereais, perto do Mercadão Municipal, e nunca mais o vi.

Ganhava dinheiro? Aparentemente sim. Nunca lhe fiz muita pergunta por que quem pergunta tem que ouvir e ele falava muuuuitooo.

CARACTERÍSTICAS DO FECHADOR

  • Personalidade sedutora e grande facilidade de comunicação;
  • Volúvel. Não tem paciência para plantar e colher. Se não vender logo nos primeiros contatos, abandona o cliente e pula prá outro;
  • Entusiasma-se intensamente com o que vende, mas não dura muito em cada negócio. O que o encanta é a novidade;
  • Os que ficam no mesmo negócio, mudam de empresa. Nem sempre prá ganhar mais. Apenas porque cansaram da empresa anterior;
  • Muito bom para vendas de oportunidade;
  • Ágil e rápido em negociações não complexas.

 

*ADVB – Associação de Vendas do Brasil

 

 

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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