Dicas&Toques 51 – Treinamento dá Retorno?

 

Na Europa e Estados Unidos o investimento médio em treinamento gira em torno de 2 a 3% do faturamento das empresas.

No Brasil a maioria dos empresários da PME até concorda que é necessário treinar. Mas como medir o retorno disso?

Antes da resposta é preciso definir QUEM na pequena empresa vai fazer esse trabalho.

Não porque seja complexo, difícil, mas por que:
A) Exige atenção a detalhes, respeito aos prazos para aplicação do método e isenção no processo.
B) Provavelmente será uma tarefa recorrente, já que todos sabemos que não é um único evento de treinamento que muda uma organização.

O método mais antigo e menos complexo é o Modelo Kirkpatrick, criado em 1975 e dividido em 4 Níveis, sendo:

Para colocar em prática é conveniente contar com a ajuda inicial de um profissional de RH ou consultor da área. Existem também alguns cursos no mercado que ajudam a compreender e adotar esse e outros métodos. Depois de implantada, a rotina é relativamente simples.

Entretanto, mesmo sem ter ainda qualquer forma de medição de resultados você poderá observar que eventos de treinamento na sua empresa geralmente trazem resultados positivos, a começar pelo clima geral e pela disposição dos colaboradores. Como aumentar as chances de que a contratação de treinamentos tenha sucesso? Isso é mais simples:

– Busque orientação no SEBRAE mais próximo de sua empresa. Se lá não houver o programa ou consultor adequado, certamente os técnicos dessa entidade saberão lhe indicar outros caminhos.

– Ao receber o consultor indicado, seja absolutamente franco e objetivo com ele sobre sua empresa e suas necessidades. Dificilmente um profissional poderá preparar um bom treinamento com base em informações incompletas ou dados que não foram informados porque “ficava chato falar”.

E por favor, nunca diga que não adianta treinar funcionários porque eles acabam indo embora.

Como costumo dizer, pior do que treinar um funcionário e ele ir embora é não treina-lo nunca, e ele ficar.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *