“Você é a favor de convenções de vendas?”
Essa foi a pergunta que um empresário me fez esta semana. A principal preocupação é sempre a questão de custos.
E tem razão, não é uma coisa barata de se fazer. Se for bem feita mesmo, é algo que envolve valores consideráveis.
Mas vejamos quais são os prós e contras de fazer uma convenção:
Possíveis Inconvenientes:
1. Exige ao menos uma pessoa com algum conhecimento de organização de eventos e disponibilidade para cuidar de dezenas de pequenos detalhes antes, durante e depois da convenção. Nas empresas pequenas isso pode ser um problema.
2. Pode ocorrer de alguns dos convidados não comparecerem. Especialmente se forem representantes e não vendedores funcionários.
3. Para que representantes de outros estados ou regiões distantes venham, você precisa estar disposto a pagar-lhes passagens e estadia.
4. Se a intenção for rápido aumento de vendas, pode ser frustrante.
5. Se você encarar como um investimento de curto prazo, não terá o retorno desejado.
Possíveis Vantagens:
1. Se ficar claro para os participantes convidados que a participação pode sim ser-lhes proveitosa, a maioria virá.
2. Sua empresa será vista como parceira e não apenas uma representada sedenta de lucro.
3. Realizadas pelo menos uma vez por ano, as convenções ajudam a consolidar os laços entre empresa e força de vendas.
4. Se você considerar como investimento de médio prazo, essa é a visão correta e terá retorno certamente.
Se quiser uma orientação básica, no link abaixo temos um roteiro para sua orientação:
http://ganzelevitch.com.br/treinamento/roteiro-de-convencao-de-vendas/
Mas a resposta ao empresário nesta semana foi SIM!!
Muito melhor uma convenção com algumas falhas, mas com evidente disposição da empresa por acolher e conviver com seus representantes e pessoal de vendas do que, por medo de errar, achar que dá trabalho demais ou, pior, apenas por economia, não fazer nada e manter uma relação meramente protocolar com a força de vendas.