Dicas&Toques 54 – Quem faz a empresa e ninguém vê?

  1. dt54
  2. dt&54

O filme Meu Malvado Favorito fez um sucesso tão grande que já está no segundo, e tudo indica que no ano que vem haverá um terceiro.

Além dos adoráveis “mínios”, sem dúvida o personagem Gru, cheio de afeto reprimido e não exercitado, faz cenas hilárias com as 3 meninas, Agnes, Edith e Margo que afinal acaba adotando. Uma das coisas mais gostosas do malvado trapalhão é justamente seu sotaque indefinível. Seu jeito de falar esquisito e engraçado.

Quem fez isso aqui no Brasil? Foi o Leandro Hassum, humorista da Globo. Ele deu vida, vibração e interpretação ao Gru de um modo único e que virou mania. Um monte de gente adora imitar suas falas. Eu, inclusive.

Mas nem todo mundo sabe de quem é a voz.

As empresas estão cheias de Grus e Leandros.

Os Grus ficam famosos, todo mundo conhece, os Leandros fazem seu papel nos bastidores.

Nada de errado com isso. Tudo bem. O pessoal da área comercial é que tem que ser conhecido. A quem interessa, afinal, que cara tem seu contador, sua faxineira, seu chefe de expedição?

Mas quando se fala da própria empresa, sempre se quer que todos “vistam a camisa”, se sintam parte dela, etc. e tal.

Então fica aqui uma dica.

Dê um jeitinho de que seus colaboradores anônimos para seus clientes, de vez em quando, sejam reconhecidos.

Bota uma foto de alguns deles no site com os dizeres “este é o Beto, nosso auxiliar de serviços gerais”, no bimestre seguinte coloque outros. Não quer no site? Tá bom; põe um quadro na recepção então. Desde que sua empresa receba alguém, claro. Prestadores de serviços quase não tem visita de público externo, aí não adianta nada, né?

Fácil prever os comentários do seu pessoal com familiares e amigos ao ver-se num momento de destaque. Fácil prever o efeito, também.

A ideia é que TODOS na empresa se sintam, de verdade, parte dela. Mais que isso, que você tenha orgulho de sua equipe.

Agora deixa de ser malvado é dá o crédito a quem merece, tá?!!

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *