Dicas&Toques 65 – Aniversário de Clientes, Fornecedores e Colaboradores.

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Você certamente recebe cartões de parabéns de lojas e estabelecimentos comerciais durante o mês do seu aniversário. Seu cartão de crédito, jornal que você assina, clube e outras empresas também lhe enviam algum tipo de mensagem. A maioria por correio físico mesmo, papel. Outros mandam mensagem eletrônica. Por mais banais que sejam, as mensagens comerciais de parabéns ajudam a marcar uma data que para sua família, amigos próximos e para você, é especial. Você pode até dizer:
– O que esse povo quer é me fazer gastar dinheiro.
É provável que você tenha razão. Mas admita que homenagens nos fazem bem, sim.

E na sua empresa, você tem registro dos aniversários de clientes? Talvez sim. Do pessoal da equipe, quase certo que sim. E dos fornecedores? Quase certo que não. Um empresário me disse outro dia que o fornecedor é que tem que se lembrar dele e não o contrário. Entretanto é crescente a percepção empresarial a respeito da importância do que chamam de “stakeholders”, termo do inglês que significa “parte interessada”, e que no mundo dos negócios identifica todos os possíveis envolvidos com a empresa, quer sejam clientes, fornecedores, parceiros ou funcionários. Todos eles ajudam a fazer o sucesso da sua empresa.

Os seus clientes são mantidos pelo seu esforço e de sua equipe e também pelo esforço e competência dos fornecedores que você escolhe. Ilusão perigosa achar que nessa cadeia tem um mais e um menos importante. São apenas peças distintas no tabuleiro que sua empresa ocupa, mas a falta de qualquer uma delas é sentida e pode precipitar o fim do jogo para você.

Sabe aquela coisa de imagem institucional da empresa? São as ações que não tem objetivo comercial, mas que ajudam a fixar nosso nome, o conceito do nosso negócio, nossa marca. A mensagem de parabéns é talvez a mais barata e fácil dessas ações e ainda por cima tem a vantagem de evidenciar o valor que sua empresa dá às relações interpessoais.

Cultivar o hábito de cumprimentar quem nos apoia e nos auxilia de algum modo a construir nossos objetivos não é, portanto, apenas uma homenagem. É uma forma de reconhecimento da importância que essas pessoas têm para nós.

Aliás, você já recebeu mensagem de parabéns de um cliente seu? Deve ter se sentido valorizado, claro. Eu já recebi sim. É dá um prazerzão danado de bom. Quase, quase tão bom como os parabéns dos nossos amigos íntimos e familiares. Aliás, hoje é o meu aniversário. Parabéns para você que tem a paciência e disposição de ler estes textos semanais.

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

5 Comentários

  1. Oi André, comecei a ler seus posts agora, um mês atrasado… mas quero deixar meus parabéns atrasadíssimo, e dizer que a contribuição que seus textos tem desempenhado na minha gestão empresarial está sendo maravilhoso. Obrigada!

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