Dicas&Toques 69 – Festas de fim de ano, não fim de carreira.

dt&69

Momento especial em qualquer empresa, o final do ano, cheio de confraternizações, amigos secretos (ou ocultos, como se diz no Rio), brindes e um clima diferente do cotidiano, deve ser um momento de celebração.
A hierarquia dá lugar à camaradagem, a autoridade abre espaço para o coleguismo, as metas da empresa ficam de lado para empossar o objetivo comum de comemorar um marco de mais 365 dias vencidos.

Com ou sem presentes, pelo menos um brinde encerra o período.
Um, dois, cinco, vários…
A alegria vai virando euforia, as vozes ficam mais soltas, o “filtro social” começa a ficar embotado e as pessoas começam a achar natural falar o que pensam, ser mais afetuosas do que de costume, etc.

O problema é a bebida? Claro que não. O problema é quem não conhece o seu limite. Culpar a bebida pelo vexame é o mesmo que culpar o carro pelo atropelamento.
Pelo sim, pelo não, muitas empresas fazem suas confraternizações na parte da manhã, com um delicioso café com bolos, sucos, pães, etc. e assunto resolvido.

Mas se na sua empresa o costume é final de tarde, com chope, e outras bebidas, OK. Nada errado. Apenas espalhe uns cartazinhos estratégicos de avisos criativos, como:
“Brinde com alegria, mas sem ressaca nem desemprego”.
“Um drinque relaxa. Dois, afrouxam o riso. Três, estimulam discursos. Quatro, colocam você numa agência de empregos”.
“In vino veritas, revele apenas sua alegria”.
“Manter a sobriedade não é ficar sério, é apenas não perder o controle”.
“Hoje vamos confraternizar. Amanhã vamos continuar trabalhando juntos. Não exagere nos drinques, senão sentiremos saudades de você”.
“Vai beber um pouquinho? Que bom! Mas lembre-se que depois você vai dirigir. Não só seu carro, mas sua carreira também”.

Você melhor do que ninguém saberá que tipo de frases ou humor podem ser apropriados para o seu público. Sem terrorismo. Apenas lembre a todos que o momento é de alegria.

Agora, se quem costuma passar um pouco da conta é você empresário, com toda franqueza… … neste ano opte pelo saudável e seguro café da manhã e não fará vexame na frente de sua equipe. Boas festas.

Nos vemos de novo em 15 de janeiro de 2014.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *