Dicas&Toques 91 – Etiqueta Empresarial – I / A 1a Visita

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O melhor da festa é esperar por ela? Talvez seja mesmo, quando é festa.

Mas na vida empresarial, esperar pode ser ruim, fazer esperar pode ser fatal. Se você entrou em contato pela primeira vez com uma empresa, seja para vender seus produtos e serviços, promover seu negócio ou mesmo para comprar os produtos e serviços deles, alguns cuidados simples podem ajudar a estabelecer uma boa relação logo de início.

1. A pontualidade não é uma obrigação apenas de quem vende. Um comprador impontual passa imagem de mal educado. O fato de estar na posição de comprador não dá a ninguém o direito de abusar do tempo alheio. Infelizmente em alguns setores essa prática é usada até para pressionar quem vende.

2. A breve conversa inicial, para descontrair, deve ser leve e espontânea, sem elogios forçados à empresa, quadros na parede, etc. pior ainda se achar que contar uma piadinha é ideal. Não há nada mais tolo do que piadas logo no primeiro contato. Até porque, sem conhecer os costumes e valores da outra pessoa, o risco de cometer uma gafe é muito grande. Na dúvida, vá direto ao assunto. Melhor ser seco e objetivo do que desastrado.

3. A não ser que a distância percorrida seja muito grande entre seu ponto de saída e a empresa que vai visitar e que não haja alternativas no percurso, procure evitar usar toalete ou banheiro do local visitado logo no primeiro encontro.

4. Certifique-se de ter trazido consigo seus cartões de visita e que estejam em perfeito estado. Cartões amassados, bordas desgastadas ou marcadas dão péssima impressão. Cartões guardados junto com dinheiro e cartões de crédito não costumam ficar íntegros e utilizáveis.

5. Antes de começar sua reunião, desligue o celular. Você não nasceu com ele e pode ficar uns 30 a 60 minutos sem ele. Seus sistemas respiratório, circulatório e digestivo continuarão funcionando normalmente, acredite.

6. Vendendo ou comprando, organize bem o assunto que vai ser tratado ou apresentado na reunião. Nós brasileiros temos forte tendência a achar que reunião tem hora de começo, mas não tem hora de fim. Tem sim.

7. Se precisar fazer anotações, tenha com você papéis, canetas ou tablete, o que quer que você use para seus registros. Evite pedir ao visitado coisas que você deveria trazer sempre consigo.

8. Interrompa-se imediatamente quando perceber que seu interlocutor vai falar. Demonstrar atenção e interesse pelo que as pessoas têm a dizer, além de facilitar o contato é um sinal de educação.

9. Se for pertinente ao assunto, procure já deixar agendado o próximo encontro. Agradeça por ter sido recebido e não alongue despedidas com temas de última hora. Você nunca sabe o que espera seu interlocutor quando ele voltar à sua mesa de trabalho.

10. No dia seguinte ou no máximo dois dias após, se não tiverem sido produzidos documentos formais durante a reunião, envie um e-mail agradecendo e registrando os tópicos discutidos. Isso ajudará a deixar caminho aberto para a reunião seguinte.

Este é o 1o de uma série de oito D&Ts sobre Etiqueta Empresarial.
No próximo número, “Apresentação Pessoal, básica, mas adequada”.
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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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