Dicas&Toques 96 – Etiqueta Empresarial – VI / Regrinhas Importantes à Mesa

  1. dt96

D&T70

Em um almoço informal, a disposição do serviço de mesa é bastante simples: Prato raso, sobreposto pelo de salada, a colher de sopa, o garfo de saladas e o conjunto de garfo e faca de mesa (que servem basicamente a todos os tipos de alimentos). O guardanapo fica ao lado esquerdo dos pratos ou sobre eles.

Acima, à esquerda, o pratinho de pão com a faca para manteiga ou patês. À direita, o copo para água ou suco e o de vinho, com seu tamanho definido pelo tipo escolhido (tinto ou branco).

O comportamento à mesa é um dos mais reveladores sobre nossa educação e, embora tudo tenha sido bastante simplificado, ainda há algumas regras básicas a serem seguidas, principalmente em reuniões de negócios.

1. Se for o responsável, acomode todos os participantes à mesa, verifique discretamente se todos estão com o serviço de mesa completo à sua frente e, somente depois disso, sente-se. Caso encontre falta de algum item na mesa, solicite gentil e comedidamente ao garçom.

2. Havendo tanto homens quanto mulheres presentes, procure intercalá-los, evitando assim a formação dos clubes da “luluzinha” e do “bolinha”.

3. O guardanapo deve sempre ser levemente desdobrado e colocado sobre as pernas, assim que se sentar. Seu uso é obrigatório toda vez que se for beber, retirando resíduos dos lábios que poderiam sujar os copos. Caso você precise se levantar durante a refeição, coloque-o sobre a toalha, à esquerda do prato, sem dobrar. Quando terminar de comer, faça o mesmo.

4. Os copos são utilizados de acordo com a bebida: o maior para a água, o médio para vinhos tintos e os menores para vinhos brancos.

5. Os talheres são sempre usados de “fora para dentro”, ou seja, começa-se pelo mais distante da borda do prato. As colheres e as facas ficam à direita e os garfos à esquerda. Inicia-se a refeição pela colher de sopa (se houver), depois com o garfo de salada e, em seguida, os pares de garfo e faca, de acordo com o alimento servido.

6. O pãozinho do couvert é sempre partido com os dedos, a faquinha só servirá para passar a manteiga ou patê.

7. Come-se com garfo e faca sempre; esta, além de cortar os alimentos, serve como anteparo para o garfo. Hoje é comum comer apenas com o garfo, deixando a faca à espera para cortar algum alimento, colocada em diagonal sobre o prato, á direita, com o fio para dentro.

8. Nunca use seu garfo para tirar comida de um prato a ser servido.

9. Antes de levar qualquer alimento à boca, coloque-o em seu prato.

10. O molho que ficou no prato pode ser comido com um pedaço de pão colocado na ponta do garfo.

11. Qualquer coisa que se deva levar da boca ao prato, deve-se fazer da mesma forma pela qual foi levada a ela. Ex.: um ossinho voltará com o garfo; caroços serão retirados com a mão em concha.

12. Terminada a refeição, não se cruzam os talheres. Estes devem ser colocados paralelos sobre o prato, a faca com o fio para dentro.

13. Se o guardanapo cair do seu colo por descuido, não o pegue no chão. Peça outro ao garçom; o mesmo vale para os talheres.

14. Cada pessoa usa sempre o mesmo espeto. Depois de levar o queijo ou o petisco à boca, o correto é ficar segurando ou, se houver um pratinho, deixá-lo pousado até o momento de pegá-lo de novo para servir-se de outra porção.

15. Quando uma pessoa se levanta para atender ao telefone ou pegar algo, as demais não precisam parar de comer até ela voltar.

16. Folhas verdes não devem ser cortadas, a faca ajudará a dobrar cada folha com o garfo.

E finalmente, quando não sabemos a maneira correta de nos comportarmos, o ideal é esperar que os demais o façam e imitá-los. Em caso de dúvida, pergunte à nossa consultora de etiqueta empresarial, Nícia Comerlatti, pelo email “fale@ganzelevitch.com.br”.


Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *