Dicas&Toques 99 – Etiqueta Empresarial / Conte sua História

  1. dt99

D&T70
Chegou a sua vez!
Durante oito semanas falamos sobre Etiqueta Empresarial, sem pretensão de ensinar ninguém, mas apenas dar dicas e toques, como propõe o título de nossa micro newsletter.
Conversando com meu amigo e cliente, o consultor Marco Botelho, recebi a sugestão de abrir espaço para que outros colegas ou leitores, agora contem seus “causus”.
Há dezenas de episódios curiosos, engraçados, esquisitos que talvez mereçam ser compartilhados com todo mundo.
Seja para ampliar nosso conhecimento sobre o tema ou apenas prá dar boas risadas.
Então vamos receber as histórias de quem quiser enviar, ler e, se acharmos pertinente, publicar.

E já que estamos falando em “causus”, conto aqui o que me ocorreu esta semana.
Logo ao início da reunião com um possível cliente, entreguei meu cartão de visita ao empresário que o pegou quase sem perceber, sentou-se à mesa de reunião e começou a nos contar suas aflições e o motivo de nos chamar. À medida que ia falando, começou a enrolar cartão no dedo.
Foi contando os problemas com vendedores e enrolando mais ainda o cartão, quase como se estivesse fazendo um cigarro de palha com ele. Quando concluiu a parte dos vendedores, meu cartão tinha passado do formato de um tubo para um simples canudinho, de tão apertado e roliço.
Aí ele começou a nos descrever os problemas com clientes e resolveu desmanchar o tubinho. Parece que essas questões eram mais agudas, quadradas, cheias de quinas, pois o cartão passou a ser dobrado ao meio, depois em quatro e depois longitudinalmente.
Bom… ao final da reunião, meu cartão de visita estava parecendo um pequeno retângulo de pano. Com tantos, vincos, dobras, rugas, não parava mais firme. Desmanchava-se pelos dedos do empresário.
Concluída a conversa ele enfiou “aquilo” no bolso da camisa e nos deu a mão em despedida. Então entreguei a ele um novo cartão que, agora sim, olhou por uns 2 ou 3 segundos e agradeceu, num claro sinal de que ele nem sabia o que tinha recebido antes.
Não sei se vamos fechar negócio, mas por segurança, vou levar uma meia dúzia de cartões nas próximas reuniões.

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *