Se você quer que seu representante venda seus produtos e serviços responda as seguintes perguntas:
1 – Ele já esteve na sua empresa?
2 – Você conhece a base de trabalho dele?
3 – Você já saiu a campo com ele pra entender como ele trabalha e saber melhor como apoiá-lo?
4 – Você fornece a ele materiais de apoio a vendas atualizados e bem elaborados?
5 – Existe regularidade de relacionamento e colaboração recíproca ou só cobrança de pedidos?
6 – Preparou algum mecanismo de incentivo (não comissões) com base em metas?
7 – Aliás, tem metas? Realistas? Se respondeu sim a tudo isso os resultados devem estar sendo bons. Se não estão, talvez você precise rever suas habilidades de seleção.
Comentários:
Pense bem. Ponha-se por alguns minutos do lugar de um representante. Imagine que você é um profissional que se vender, paga suas contas.
Se não vender, não paga contas nem faz supermercado. Portanto todo o risco da atividade é integralmente seu.
Imagine agora que após uma semana particularmente difícil, numa sexta-feira você receba a ligação de uma ou duas representadas suas, todas com alguém do outro lado da linha perguntado:
– E aí? Não tem pedido pra mim nesta semana?
Nem boa tarde, nem uma pergunta sobre como você está, nada.
Pois saiba que é exatamente assim que um grande número de empresas trata seus representantes. E ainda comenta que não entende porque o cara vende bem os produtos de outras empresas, mas vende pouco o deles.
Qualidade e preço hoje em dia são fatores de obrigação de qualquer empresa. Mais do que isso, um representante será mais vinculado a uma representada que lhe dê suporte, que se interesse VERDADEIRAMENTE por seu sucesso e apoie seu desenvolvimento.
Avalie o que sua empresa tem feito nesse sentido. Repense, aproxime-se de sua força de vendas. E verá seus representantes mais envolvidos com seus produtos.