D&T 16 – O que você sabe sobre seus concorrentes?

No universo da micro e pequena empresa é comum que o empresário não saiba nada. Isso mesmo!

Por achar que é muito pequeno e/ou por saber que tem muita empresa fazendo a mesma coisa que ele, simplesmente não analisa concorrentes, embora tenha a impressão de saber tudo. Em geral afirma: “tem um monte de gente fazendo a mesma coisa que eu faço”. O ruim é quando alguns desses que “fazem a mesma coisa”, tem muito mais sucesso que ele.

Comentários:

A miopia de mercado faz com que o empresário se concentre em dois ou três grandes parceiros comerciais que, não raro, representam mais de 70% do seu negócio e passa a vida nesse foco.

Quando um concorrente leva um pouco mais a sério o estudo do mercado e a busca de novas alternativas, com pouco esforço costuma se destacar das demais pequenas  empresas. Mesmo quando (ainda) continua pequeno.

Um mal crônico na micro e pequena empresa é ter 99% das pessoas voltadas para produção e administração, 1% com função de simples atendimento e 0% com função de abertura de mercados e venda.

O mais incrível é que quando isso é mencionado, o comentário é…

– “Mas eu não tenho tempo para buscar clientes, estudar mercado, essas coisas”.

Não raro isso é dito como se “essas coisas” fossem pura perda de tempo.

Ora, como é que conhecer o mercado pode ser MENOS importante do que produzir ou administrar? Então para quem se produz e administra? E quando um ou dois desses grandes parceiros mudam de fornecedor, o que se faz?

E em geral mudam prá um fornecedor igualmente pequeno, mas ágil, interessado, envolvido e que… estuda o mercado e, por isso, se destaca.

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *