D&T 17 – Seu melhor vendedor pode estar na produção.

O fato é que nos habituamos a ver as pessoas fazendo o que fazem e passamos a achar que só sabem fazer aquilo mesmo. Na campanha de final de 1991 a Globo mostrou seu elenco fazendo coisas inusitadas. Antônio Fagundes e Tony Ramos cantando, Tarcísio Meira tocando trompete, Fatima Bernardes dançando balé, etc. O tema era “Tente, invente, faça um 92 diferente”. Você precisa descobrir os talentos ocultos ou inexplorados de sua equipe.

Comentários:

Nesse mesmo ano de 1991 faziamos consultoria para uma indústria do ramo plástico, onde tínhamos que montar um televendas para atender clientes de regiões onde não havia representantes e para dar apoio a representantes locais e de outros estados. Como a produção era de peças técnicas, o ideal seria contar com pessoas que conhecesse bem os produtos. O empresário acho estapafúrdia a ideia de entrevistarmos alguns colaboradores da produção. Argumentou que seria pura perda de tempo. Para resumir, 30 dias depois 2 dos 4 colaboradores do televendas tinham vindo da produção. Um ano depois, um deles tornou-se representante, feliz da vida de voltar ao seu estado natal. Três anos depois soubemos que o segundo vindo da produção era o gerente de vendas.

Se tivessemos apostado na visão estática e imutável que iludia o empresário, ele teria perdido dois talentos. E nós, consultores, teríamos perdido nossa chance de provar que as pessoas querem sim mudar e evoluir.

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Um comentário

  1. Olá!
    Acredito plenamente com o conteúdo escrito e, se todos os gestores tivessem uma visão da empresa e seus colaboradores desta forma, muitos talentos seriam diagnosticados e aperfeiçoados, diminuindo a rotatividade de funcionários e a contratação de outros.

    Valeu!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *