D&T 20 – Você sabe fazer follow-up de propostas e clientes?

  1. regador

Tem pedido pra mim aí hoje??? Esquisito, né? Mas é exatamente assim que muitas empresas fazem follow-up. Claro que a chance de êxito é mínima. No entanto se o foco é o cliente e há interesse legítimo, o que se faz é gerar informação, registrar comentários, propor soluções, dispor-se a resolver dúvidas ou problemas. Fazer acompanhamento de propostas e clientes deve, acima de tudo, ser interessante para eles. Se for, então será produtivo para você também.

Comentários:

Num cliente recente o maior tempo de nossa consultoria foi despendido orientando a equipe de vendas a fazer follow-up de maneira correta e produtiva.

Os resultados aparecem logo. E vem a pergunta, então “porque não faziam certo?”

Porque o foco estava em vender e não em ser útil ao cliente.

Claro que isso é uma atitude involuntária. Ninguém erra de propósito. Entretanto às vezes é uma atitude estimulada por gestores bem intencionados, mas mal orientados ou por alguns “cursos de vendas” ministrados geralmente por quem nunca vendeu nem rifa prá quermesse.

Pense bem!! Quando alguém faz COM VOCÊ um acompanhamento inadequado você não se sente invadido?

Então, não deixe que seu follow-up tenha jeitão de empresa de cobranças. Seus potenciais clientes vão fugir de você.

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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