D&T 26 Qual é a vida útil de um cliente em sua empresa?

Em algumas empresas industriais um cliente permanece relativamente ativo por 10 ou 12 anos. Alguns segmentos até mais que isso. No comércio os números costumam ser bem menores, 3 a 6 anos. Mas o importante é saber quanto tempo dura um cliente na SUA empresa. Isso definirá não só a intensidade de busca de novos clientes mas também quais recursos você usará para isso.

Quanto mais curta for a vida útil de um cliente na sua empresa (ou no seu ramo), maior terá que ser a frequência de ações de prospecção. Isso implica em:

  • Renovação de cadastros
  • Renovação dos materiais de apoio a vendas
  • Pessoas treinadas para fazer esse trabalho com maior regularidade e eficácia.

E por que você precisa de clientes novos?

Porque os antigos, embora valiosos e desejados por todos, não raro, com o tempo vão significando lucros mais apertados para a sua empresa. As sucessivas negociações, com o tempo espremem as margens. Longevidade comercial tem seu preço.

Há algumas semanas ouvi um empresário comentar:

“Desde que abri a empresa, perdi muito poucos clientes. Tenho orgulho de dizer que a maioria dos que conquistei no início estão conosco até hoje. Mas o mercado mudou muito. Nos últimos anos tenho ganhado cada vez menos”.

Preserve os antigos. Eles fortalecem sua imagem.
Mas conquiste novos. Eles fortalecem seu lucro!!!

 

 

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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