D&T 01 – Prospecção de clientes

Muitas sondagens, procura regular, vários contatos não dão nada, uns poucos dão alguma possibilidade futura, dois ou três dão resultado mais rápido. Mas se a prospecção continua, se acompanhamos os contatos anteriores e, aos poucos, acrescentamos novos, os que não deram nada podem virar possiblidades e os que eram só possibilidade podem virar pedidos. Não há mágica. Só persistência e método.

Comentários:

Numa das empresas a que fizemos consultoria recentemente o trabalho de prospecção era eventual e pouco estruturado. Claro que desse modo, os resultados eram ridiculamente baixos. No início de nosso trabalho o empresário comentou:

– Essa coisa de busca de clientes é pura perda de tempo. Já tentamos dezenas de vezes, nunca deu resultados satisfatórios.

Então comentamos com ele:

– Imagine que o senhor tenha um vaso perto da janela com uma samambaia. Mas ninguém cuida dela. Ela começa a ficar seca, caem folhas, brotinhos que estavam nascendo, secam e morrem. Aí alguém percebe que ela esta definhando, bota um pouco de água. No dia seguinte ela recupera um pouco do seu viço, dois dias depois desponta um novo brotinho. Dias depois ela continua sem água e… claro, começa a murchar de novo. Outra vez alguém nota e põe mais água. Não precisa continuar a história. Essa samambaia jamais crescerá e, pior, é grande a chance de não responder mais às míseras gotinhas e morrer.

O empresário ficou em silencio por alguns segundos e logo emendou:

– Mas aqui ninguém tem tempo pra ficar procurando clientes.

Ao que respondemos:

– Se o senhor não gosta de plantas, não tenha a samambaia.

 

 

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Sobre o autor

André Ganzelevitch

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André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

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