Dicas&Toques 80 – Representante Comercial, sim. Vendedor Autônomo, não.

D&T70

Você faria uma cirurgia com um médico que não tem registro no CRM?
Entregaria a obra da sua casa a um engenheiro ou arquiteto que não tem CREA? E se eu argumentasse que o médico em questão é “mais baratinho” e que essa coisa de registro profissional é bobagem?

Talvez você até topasse botar sua família sob o teto de um imóvel construído por alguém sem CREA, afinal no Brasil temos milhões de pessoas morando em puxadinhos, casas e sobrados erguidos sem plantas nem critérios técnicos reconhecidos, quanto mais CREA, não é?

Mas em sã consciência, você pensaria muitas vezes antes de submeter-se ao serviço de um sujeito que não tenha o registro profissional de sua atividade e habilitação legal para exercê-la.

Não é apenas por conta do risco de causas trabalhistas que as empresas devem contratar Representantes Comerciais legalizados e não “vendedores autônomos”.
Embora essa seja uma razão forte, não é a mais importante.

O fato é que quem tem orgulho da profissão que exerce, orgulha-se também em exibir sua carteira de registro do Conselho Regional em que está inscrito.

Há quem argumente que é caro. Bobagem. Anuidades bastante acessíveis, compensadas por uma série de serviços que tanto os Conselhos Regionais quanto os Sindicatos dos Representantes prestam, invalidam totalmente esse argumento.

Além disso, que interesse tem afinal alguém que exerce uma profissão sem legalizar-se? A que conveniências atende esse tipo de atitude? A quem interessa essa condição? Certamente à representada não é?

Nestes 33 anos de consultoria a pequenas empresas tenho visto grandes dores de cabeça por conta de ausência de contratos, contratos mal feitos e vínculos informais com vendedores não legalizados.

Pense bem. Antes de por na rua alguém falando em nome de sua empresa, cheque se ele tem qualificação e gabarito profissional para isso.
É o SEU nome que ele está divulgando.

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *