Dicas&Toques 79 – Vendedor ganhando muito. Reduz a comissão?

D&T70

Prática comum em muitas empresas quando o vendedor começa a ganhar demais, arruma-se um jeito de pagar menos.
Às vezes, isso já está previsto em contrato, mas em geral é uma medida que muitos empresários tomam de modo circunstancial, simplesmente porque nunca tinham imaginado que em algum momento pudesse acontecer de um vendedor ou representante ganhar mais do que o diretor da empresa.
Esse é o parâmetro!

– Como pode um subordinado meu ganhar mais do que eu? Não tem cabimento isso.

Com esse argumento repensam-se percentuais, criam-se tabelas progressivas que antes não existiam, remanejam-se clientes da carteira do infeliz…
Aí, sem mais nem menos, o mal agradecido que ganhou tanto dinheiro na empresa vai embora.
O empresário fica bravo porque o sujeito foi para a concorrência, mas dificilmente consegue substituir o desertor por outro com igual competência.

O problema então é…
O vendedor está ganhando demais!

Neymar e Muricy, ainda no Santos, o jogador ganhava 2 milhões e Muricy, chefe dele, ganhava 700 mil, menos da metade. E daí? A hierarquia está no salário?

E se em vendas o critério é remuneração por resultado, o negócio é avisar a equipe para que ninguém se atreva a conquistar resultados demais senão será penalizado?

Dois pesos, duas medidas. Muitos diretores, donos sim de suas empresas, porém incompetentes para conquistar clientes, acham um absurdo que alguém que tenha essa habilidade possa ter um resultado financeiro maior que o dele próprio.
Visão tacanha e imediatista que não considera:

  •  O caminho feito até essa conquista, não raro longo e trabalhoso.
  • A contrapartida em pedidos e lucros que o vendedor está proporcionando à empresa.
  • A ampliação da clientela da empresa,que significa maior notoriedade, mais reconhecimento no mercado.

Reduzir a remuneração do atacante porque o técnico ficou com complexo de inferioridade desmotiva o craque.
Craque desmotivado deixa de fazer gol e vai para outro time.
Técnico sem craque faz o que?

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *