Dicas&Toques 39 – Você nos esperava ontem?

Já te aconteceu de, ao ir para algum lugar qualquer, sem perceber, errar o caminho e começar um trajeto que te leva a um local conhecido? Aí você percebe e corrige o caminho.

Mas porque errou no começo? A resposta é simples: Hábito.

Todos nós temos e criamos hábitos, rituais, maneiras e formas de fazer as coisas, às vezes de modo inconsciente, mas nem por isso sem sentido. Vejamos como isso funciona no nosso caso.

Nosso “Dicas & Toques” é publicado sempre às quartas feiras, exceto quando esse dia da semana cai num feriado.

Entretanto, ontem não foi publicado.

Se você está entre os que nos acompanham e leem toda semana, deve ter estranhado. E se estranhou, atingimos nosso objetivo.

Na maioria dos tipos de venda em que existe relação de longo prazo, o cliente habitua-se a um fornecedor se, além de bons produtos e serviços, ele criar RITUAIS estáveis.

A regularidade inspira confiança. Seja uma vez por semana, por mês ou a cada três meses, manter contato – pessoal ou telefônico – dentro de um padrão definido é fundamental para que o hábito se instale e seja identificado pelo cliente como um fator gerador de segurança e credibilidade.

Pode ser toda primeira quinta-feira do mês, na parte da manhã ou a cada três ou quatro meses, mas sempre no mesmo dia da segunda semana, por exemplo, e no mesmo horário, enfim, escolha o seu padrão ou defina-o com seu cliente.

Mas depois, mantenha-o com sagrada e rígida regularidade.

Quando você quebra um padrão habitual, cria estranheza. Talvez em alguns casos seja necessário. Mas se a intenção for cativar e manter clientes bem atendidos, não convém inventar moda.

Ah… claro, demonstrada nossa teoria, na semana que vem estaremos no seu e-mail novamente na quarta-feira de manhã como sempre.

Bom dia!

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *